Um caso de violência doméstica chamou a atenção em Matureia na tarde desta quarta‑feira (2). Um idoso de 72 anos, foi detido pela Polícia Militar depois de bater no próprio filho, de 45 anos, usando um rolo de corda de seda. A ocorrência foi registrada na Central de Polícia Civil de Patos e detalhada pelo delegado Manoel Martins em entrevista ao jornalista Higo de Figueirêdo, da Rádio Espinharas FM.
De acordo com o depoimento do pai, o filho sofre de alcoolismo severo. Pela manhã, sai de casa em busca de bebida, retorna ao meio‑dia e, após breve descanso, volta a beber até o fim do dia. Na quarta (2), enquanto o pai trabalhava no roçado, o filho teria furtado uma quantia em dinheiro — valor não revelado — para comprar cachaça. Ao descobrir o furto, o idoso diz ter perdido o controle e desferido cerca de quatro cordadas no filho.
“A PM conduziu o senhor informando que ele havia espancado o filho com várias ‘cordadas’. Segundo ele, o rapaz, que é dependente de álcool, pegou dinheiro do pai sem consentimento. Essa situação se repete: toda vez que o filho não consegue dinheiro para beber, ele recorre à força”, relatou o delegado.
Ele precisou ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao Complexo Hospitalar Regional de Patos, no entanto, evadiu-se da unidade após atendimento inicial.
De acordo com Dr. Manoel Martins, foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante contra o idoso e arbitrada fiança, enquanto o filho seria submetido a exame de corpo de delito. Porém, por ele ter fugido do hospital, não havia sido possível realizar o procedimento até o momento. O delegado disse que aguarda a equipe da Delegacia de Teixeira localizá-lo para proceder com o exame e formalizar o inquérito.
O delegado ressaltou que o histórico de dependência alcoólica do filho é fator recorrente nos conflitos familiares e teve início após sua separação. “Eu até entendi a situação do senhor. Na verdade, quem deveria ter sido preso era o filho, por ter subtraído dinheiro. O pai se diz esgotado e alega que qualquer valor subtraído já pesa muito no orçamento doméstico. De todo jeito, ninguém pode tá agredindo ninguém e o idoso vai responder por isso. Mas eu vejo a culpa nesse alcoólatra, que fica tirando a paciência desse senhor de 72 anos.”
Ouça mais detalhes abaixo:
Por Patos Online
Mín. 17° Máx. 34°