
Um homem em surto psicótico causou tumulto na tarde da última quinta-feira (10), nas imediações das ruas Irineu Joffily e Peregrino de Araújo, no bairro Santo Antônio, em Patos, Sertão da Paraíba. O episódio, registrado por populares, mostrou o homem completamente nu, com comportamento agressivo, tentando atacar pedestres e danificando veículos.
Segundo relatos, ele chegou a derrubar uma motocicleta modelo Honda Biz, agredir o proprietário e ainda tentou atingir um ciclista. Diante do cenário de descontrole, moradores imobilizaram o homem até a chegada das autoridades.
A Polícia Militar foi acionada e, ao chegar ao local, constatou que o homem apresentava sinais evidentes de surto. A guarnição atuou para garantir a segurança do indivíduo e das demais pessoas presentes. Em seguida, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizou o atendimento no local.
O diretor do SAMU de Patos, João Albuquerque, explicou em entrevista à jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas FM, como se deu a abordagem clínica. “Foi constatado clinicamente que o paciente apresentava evidências de surto psiquiátrico. Populares também relataram que ele havia feito uso de drogas, embora sem especificar quais. De imediato, aplicamos medicações psicotrópicas como Midazolam e Haldol para contenção clínica”, disse o diretor.
Após a estabilização, o paciente foi encaminhado ao Complexo Hospitalar Regional de Patos com sinais vitais preservados, onde recebeu os cuidados necessários. Posteriormente, ele teve alta e foi encaminhado para acompanhamento no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).
João Albuquerque aproveitou a oportunidade para reforçar a importância de uma abordagem segura e humanizada em casos como esse. “É fundamental que, ao se deparar com uma pessoa em surto, a população acione imediatamente os serviços de emergência: 192 para o SAMU e 190 para a Polícia Militar. Nunca se deve recorrer a agressões físicas. Esses pacientes estão em sofrimento psíquico e precisam de acolhimento e tratamento, não de violência”, ressaltou.
Ouça mais detalhes abaixo:
Por Patos Online
TENTATIVA DE HOMICÍD Homem é baleado nas pernas durante invasão a residência em Várzea, no Sertão
ACIDENTE EM JP Morte de trabalhador durante obra da Ponte do Futuro será apurada pelo Ministério Público do Trabalho em João Pessoa
MANDADO DE PRISÃO Polícia Civil prende homem apontado como executor ligado ao “Bonde do Cangaço”, em São Bento-PB
OPERAÇÃO POLICIAL Ex-secretário e secretária de Bayeux são alvos de operação que investiga facção suspeita de expulsar famílias
ESTUPRO Homem condenado por estupro de vulnerável contra a própria filha de 5 anos é preso em João Pessoa
HOMICÍDIO Jovem de 25 anos morre no Hospital de Patos após ser atingido por disparos de arma de fogo em Santa Luzia
ÁRTEMIS Operação da DEAM prende casal investigado por estupro de vulnerável contra menor de 13 anos em Patos
OPERAÇÃO FEUDO Operação mira facção suspeita de expulsar mais de 250 famílias de imóveis em Bayeux
OPERAÇÃO INTEGRADA Operação Impactos prende 14 pessoas e desarticula grupo investigado por tráfico e homicídios no Sertão Mín. 21° Máx. 37°