
O Ceará venceu o Fortaleza por 1 a 0 em Clássico-Rei no Castelão neste domingo (13) e afundou o rival na zona de rebaixamento do Brasileirão, estacionado nos 10 pontos em agora 13 jogos, impedindo a entrada do Santos de Neymar na zona de rebaixamento.
O gol solitário do clássico foi marcado por Galeano, que abriu o placar para a equipe alvinegra após aproveitar sobra de Pedro Raul, ex-Corinthians.
A vitória garantiu ao Vozão voltar à metade de cima da tabela, na 9ª posição, com 18 pontos, e de quebra impediu a saída do rival do Z-4.
Em caso de vitória na rodada, o Fortaleza de Juan Pablo Vojvoda sairia da zona da degola, empurrando o Santos, que tem um jogo a menos, e deixando o São Paulo na 16ª posição, já com 13 jogos feitos e derrota para o líder Flamengo na rodada.
A derrota 'ajuda' os paulistas na rodada e amplia a crise no Tricolor do Pici, 18º, acima apenas de Sport e Juventude.
Foi o nono clássico seguido sem derrota do Ceará para o arquirrival. A última derrota foi em 2023.
O Clássico-Rei foi disputado, pegado, com um lado vitorioso que celebra muito o resultado, mas em campo se viu um jogo de pouca criatividade.
Na primeira etapa, foi o Fortaleza quem mais tentou, mas nenhuma grande chance de balançar as redes e tirar o zero do placar.
Quem conseguiu enfim o gol foi o Ceará, no início da etapa final.
Aos 11 minutos do segundo tempo, Galeano aproveitou a sobra de Pedro Raul e bateu para o gol vazio. No lance, Pedro Henrique fez boa jogada e serviu o centroavante, que foi atrapalhado pela zaga, mas a bola caiu nos pés de Galeano, que não perdoou.
Com o gol, o Ceará se fechou mais e foi agressivo sem a bola, dificultando a criação do Fortaleza, que insistia, mas tinha pouca criatividade para igualar o jogo.
O Vozão chegou a ter boa oportunidade para ampliar o placar, mas Fernandinho desperdiçou cara a cara com o goleiro.
Com o controle do jogo, o Ceará sequer foi muito pressionado pelo Fortaleza, que tentava sair desesperadamente, mas falhava na criação e não conseguiu criar grandes ameaças ao gol defendido por Bruno Ferreira.
No último lance, inclusive, o Alvinegro teve oportunidade de ampliar, mas voltou a perder outra boa chance de gol.
Festa do lado alvinegro do Castelão e mais uma vitória para o Vozão no Castelão!
Ceará: 9° colocado, com 18 pontos
Fortaleza: 18° colocado, com 10 pontos
Bahia (C): 19/07, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Red Bull Bragantino (C): 26/07, 19h30 (de Brasília) - Brasileirão
Grêmio (F): 29/07, 20h30 (de Brasília) - Brasileirão
Corinthians (C): 16/07, 19h30 (de Brasília) - Brasileirão
Internacional (F): 20/07, 11h (de Brasília) - Brasileirão
Mirassol (C): 23/07, 19h (de Brasília) - Brasileirão
Fonte: ESPN
BRASILEIRÃO Com time misto, Corinthians perde para o Coritiba e fica distante do G-5 do Brasileirão
BRASILEIRÃO Com assistência de Neymar, Santos busca reação, mas empata com Mirassol em casa no Brasileirão
BRASILEIRÃO São Paulo perde para a Chapecoense, aumenta jejum no Brasileirão e segue perto da zona de rebaixamento
BRASILEIRÃO Palmeiras acorda no 2º tempo, vence o Vasco e aumenta vantagem na liderança do Brasileirão
BRASILEIRÃO Red Bull Bragantino marca nos acréscimos e vence Grêmio pelo Brasileirão
COPA DO NORDESTE Esporte de Patos perde para o Bahia e se despede da Copa do Nordeste Sub-20 sem vitórias
BRASILEIRÃO Bahia vence clássico contra o Vitória e encerra sequência de empates no Brasileirão
MEDALHISTAS Atletas de Patos, da equipe ASKAPAN, se destacam no Open Xtreme de Karatê em João Pessoa
Yellow Run Patos Patos recebe primeira edição do Yellow Run, Caminhada e Corrida da Fé com Padre Fabrício Mín. 21° Máx. 35°