A Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Militar da Paraíba, deflagrou nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (16) a Operação Afetação, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no estado.
Estão sendo cumpridos 14 mandados de busca e apreensão criminal, 6 mandados de prisão temporária, além de medidas de sequestro de imóveis, veículos e valores, todos expedidos pela Justiça Estadual da Paraíba. As ações acontecem em João Pessoa, nos bairros Valentina Figueiredo, Oitizeiro e Muçumagro, e nos municípios de Conde e Cruz do Espírito Santo.
O nome da operação — Afetação — faz referência a comportamentos artificiais e forçados, simbolizando o modo de vida dos investigados, que ostentavam carros de luxo e imóveis em condomínios fechados, em clara tentativa de simular uma realidade financeira incompatível com suas rendas declaradas. Segundo os investigadores, esse padrão de vida era sustentado exclusivamente por atividades criminosas.
As investigações apontam que o grupo atuava não apenas no comércio ilegal de entorpecentes, mas também na lavagem de dinheiro, utilizando os lucros do tráfico para adquirir bens de alto valor e ocultar a origem ilícita do patrimônio.
A Polícia Federal informou que não haverá coletiva de imprensa sobre o caso. As investigações seguem em curso para aprofundar o rastreamento do dinheiro e identificar outros possíveis envolvidos na organização.
Por Patos Online
Com informações da PF
Mín. 18° Máx. 34°