Pelo menos seis nomes dos grupos de situação e oposição já estão buscando consolidar a condição de pré-candidatos ao governo da Paraíba nas eleições de 2026, aponta um levantamento realizado nesta quinta-feira, 17, pelo Patosonline.com.
Com base em recentes declarações e possíveis cenários já delineados, o grupo da situação tem apresentado os nomes do vice-governador Lucas Ribeiro, do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, e do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, que disputam a indicação oficial do grupo.
Pela oposição, o senador Efraim Filho vem ganhando protagonismo para receber a indicação, dividindo espaço com o ex-deputado Pedro Cunha Lima, que disputou o pleito de 2022 com bom desempenho, tendo perdido a eleição por pouco mais de 117 mil votos.
Outro nome em destaque é o do ex-ministro da Saúde do governo Bolsonaro, Marcelo Queiroga, respaldado como pré-candidato pelo PL ao governo da Paraíba. Apesar disso, ele tem mantido conversas com o outro bloco da oposição, em busca do fortalecimento de uma frente unificada.
Apesar da movimentação de partidos e lideranças políticas, a escolha oficial dos nomes que disputarão o governo do estado deve ocorrer apenas no próximo ano. A oficialização das candidaturas acontecerá durante as convenções partidárias, previstas para ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto, conforme o calendário eleitoral.
Mín. 22° Máx. 34°