
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifestou nesta sexta-feira (18) após ser alvo de nova operação da Polícia Federal, que incluiu mandados de busca e apreensão, além da imposição de medidas cautelares autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Entre as determinações está o uso de tornozeleira eletrônica, já instalada pela manhã.
Em conversa com jornalistas, Bolsonaro declarou que “nunca pensou em sair do Brasil” e negou ter cogitado buscar refúgio em alguma embaixada. “O objetivo é de suprema humilhação”, afirmou. O ex-presidente também classificou as acusações que pesam contra ele no inquérito sobre tentativa de golpe de Estado como “perseguição”, alegando que a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) “não tem nada, só suposições”.
Ver essa foto no Instagram
Entre as medidas cautelares impostas estão:
Bolsonaro se queixou das restrições, em especial da proibição de usar redes sociais, que ele considera sua “única defesa”. “Estou sendo sufocado”, afirmou.
Durante o cumprimento dos mandados de busca, a Polícia Federal apreendeu cerca de 14 mil dólares em espécie na residência de Bolsonaro, localizada no bairro Jardim Botânico, em Brasília. O ex-presidente confirmou a apreensão e acrescentou que outros R$ 7 mil também foram retidos pelos agentes.
A operação, autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, tem como base indícios de articulação para um golpe de Estado com o objetivo de manter Bolsonaro no poder após as eleições de 2022. O magistrado argumentou, em sua decisão, que as medidas visam “assegurar a aplicação da lei penal e evitar a fuga do réu”.
A ação da PF foi autorizada após parecer favorável da Procuradoria-Geral da República, com base em investigações que apontam possível tentativa de obstrução da Justiça, coação no curso do processo e ameaça à soberania nacional.
Em nota oficial divulgada pela manhã, a defesa de Jair Bolsonaro afirmou ter recebido com "surpresa e indignação" a imposição das medidas judiciais. Os advogados sustentam que o ex-presidente sempre cumpriu com as determinações do Poder Judiciário e afirmam que novas manifestações serão apresentadas após o acesso integral à decisão de Moraes.
“A defesa do ex-Presidente Jair Bolsonaro recebeu com surpresa e indignação a imposição de medidas cautelares severas contra ele, que até o presente momento sempre cumpriu com todas as determinações do Poder Judiciário”, afirmaram os advogados de Bolsonaro.
Por Patos Online
Com informações do Metrópoles
Eleições 2026 Pesquisa aponta Segundo Domiciano entre os 36 nomes eleitos para vaga de deputado estadual na Paraíba
Lei Aldir Blanc Pioneirismo: Cacimba de Areia é o primeiro município da Região das Espinharas credenciado a receber a Pnab 2025
Eleições 2026 Pollyanna Werton afirma que disputará vaga na Câmara Federal em 2026
Eleições 2026 Cicinho Lima destaca crescimento político de Nabor Wanderley e aposta em chapa com João Azevêdo para 2026
Eleições 2026 Pré-candidatura de Nabor Wanderley amplia apoios pela Paraíba na corrida por vaga ao Senado
Fala à imprensa “Houve matança”, diz Lula sobre megaoperação contra o Comando Vermelho, que deixou 121 mortos no Rio de Janeiro Mín. 22° Máx. 38°