
Em entrevista à jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas FM, o cardiologista e hemodinamicista Dr. Jeann Santiago fez um alerta contundente sobre o aumento expressivo de casos de infarto agudo do miocárdio em pacientes jovens. Segundo ele, estamos diante de uma verdadeira pandemia silenciosa relacionada ao uso excessivo de hormônios e anabolizantes.
A declaração tem como base uma recente publicação da revista Circulation, uma das mais respeitadas do mundo na área cardiovascular, vinculada à American Heart Association, entidade norte-americana responsável por estudos e diretrizes de saúde do coração. O estudo divulgado mostra dados preocupantes sobre os impactos do uso indiscriminado de hormônios, especialmente a testosterona, comum entre jovens em busca do chamado "corpo perfeito".
“O estudo aponta que o uso excessivo de anabolizantes e de implantes hormonais elevou em até três vezes os casos de infarto agudo do miocárdio. A insuficiência cardíaca aumentou em até cinco vezes, e as cardiomiopatias, inflamações no músculo do coração , cresceram em até 15 vezes”, destacou Dr. Jean.
Ele enfatizou ainda que a pressão estética imposta por padrões de beleza vem levando muitos jovens a adotarem práticas perigosas para a saúde, como o uso de hormônios sem prescrição médica, visando aumento de massa muscular. “Isso é muito grave. A testosterona em excesso altera o funcionamento do coração e coloca vidas em risco”, completou.
Dr. Jean reforçou a importância de buscar orientação médica antes de qualquer tipo de reposição hormonal ou uso de substâncias para fins estéticos. Segundo ele, o cuidado com o coração deve estar acima de qualquer padrão imposto pela sociedade.
Hospital Regional Complexo Hospitalar de Patos realiza 282 atendimentos e 20 cirurgias durante o fim de semana
Calor Paraíba registra tempo seco e calor intenso; Patos pode atingir 36°C nesta segunda-feira (03)
Nova Emenda Vereadora Tide Eduardo destaca aprovação de lei que permite a vereadores assumirem cargos no Governo do Estado sem perder o mandato
Falta de Vascular Vereador Galeguinho da Van cobra presença de médico angiologista para atender paciente no Frei Damião, em Patos
Emprego Sine-PB oferece mais de mil vagas de emprego em novembro; Patos tem 22 oportunidades em diversas áreas
Baixa Umidade Inmet emite alerta de perigo para clima extremamente seco em Patos e outras cidades da Paraíba
SAÚDE Hospital São Francisco realiza evento interno em alusão ao Outubro Rosa com a participação da mastologista Dra. Ana Rita
Campeonato Judô Judoca patoense Paulo Neto conquista ouro no Campeonato Paraibano de Judô
Outubro Rosa OAB Patos realiza evento “Cuidar de quem Cuida” em alusão ao Outubro Rosa
Mín. 22° Máx. 38°