
Em entrevista à jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas FM, o cardiologista e hemodinamicista Dr. Jeann Santiago fez um alerta contundente sobre o aumento expressivo de casos de infarto agudo do miocárdio em pacientes jovens. Segundo ele, estamos diante de uma verdadeira pandemia silenciosa relacionada ao uso excessivo de hormônios e anabolizantes.
A declaração tem como base uma recente publicação da revista Circulation, uma das mais respeitadas do mundo na área cardiovascular, vinculada à American Heart Association, entidade norte-americana responsável por estudos e diretrizes de saúde do coração. O estudo divulgado mostra dados preocupantes sobre os impactos do uso indiscriminado de hormônios, especialmente a testosterona, comum entre jovens em busca do chamado "corpo perfeito".
“O estudo aponta que o uso excessivo de anabolizantes e de implantes hormonais elevou em até três vezes os casos de infarto agudo do miocárdio. A insuficiência cardíaca aumentou em até cinco vezes, e as cardiomiopatias, inflamações no músculo do coração , cresceram em até 15 vezes”, destacou Dr. Jean.
Ele enfatizou ainda que a pressão estética imposta por padrões de beleza vem levando muitos jovens a adotarem práticas perigosas para a saúde, como o uso de hormônios sem prescrição médica, visando aumento de massa muscular. “Isso é muito grave. A testosterona em excesso altera o funcionamento do coração e coloca vidas em risco”, completou.
Dr. Jean reforçou a importância de buscar orientação médica antes de qualquer tipo de reposição hormonal ou uso de substâncias para fins estéticos. Segundo ele, o cuidado com o coração deve estar acima de qualquer padrão imposto pela sociedade.
Tá na Conta Câmara Municipal de Patos efetua pagamento do salário de dezembro aos servidores
ACIDENTE Animal solto provoca grave acidente com feridos na BR-361, em Patos, na noite desta sexta-feira (19)
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Câmara de Patos Presidente da Câmara de Patos apresenta balanço das atividades legislativas de 2025
Entrevista Cicinho Lima é o entrevistado do Radar neste sábado (20), na Rádio Espinharas FM e nas plataformas do Patosonline.com
Crise hídrica Vereadores Fátima Bocão e Rafael da Civil cobram ações diante da crise hídrica em Patos
Pouca chuva Paraíba pode ter chuvas de normal a abaixo da média no Cariri ao Sertão no 1º trimestre de 2026, aponta AESA
Ponto Facultativo Prefeitura de Patos decreta ponto facultativo para as celebrações de fim de ano
Segurança nas UPAs Em sessão ordinária, Vereadora Perla Gadelha solicita reforço da Guarda Municipal nas UPAs
Mín. 23° Máx. 37°