O plantão deste final de semana na Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos-PB, foi de alta intensidade. Entre a sexta-feira (18) e o domingo (20), a unidade da rede estadual de saúde registrou 302 atendimentos, com 41 cirurgias realizadas, sendo 14 de urgência e 27 eletivas.
O período foi marcado por dois acidentes graves na Serra de Teixeira, com poucas horas de diferença entre eles. Ao todo, seis vítimas deram entrada no hospital, todas socorridas pela equipe da unidade. Três pacientes receberam alta nesta segunda-feira (21), enquanto os outros três continuam internados, sendo um deles em estado crítico, devido à gravidade dos ferimentos.
Entre os 41 procedimentos cirúrgicos, o hospital realizou 26 cirurgias oncológicas, oito ortopédicas, quatro vasculares e três gerais. A grande quantidade de procedimentos reforça a complexidade e a demanda constante da unidade, que segue como referência na região.
Dos 302 atendimentos registrados no plantão, 32 foram por sinistros de trânsito, com 26 envolvendo motocicletas e seis com veículos de passeio. A maioria das vítimas era da cidade de Patos, mas também houve pacientes oriundos de Teixeira, Bonito de Santa Fé, Cacimba de Areia, Catingueira, Condado, Imaculada, Malta, Princesa Isabel, Quixaba e São José do Bonfim.
Além dos acidentados, a emergência recebeu 58 pessoas com queixas de dor, 36 por quedas, e 14 vítimas de mordida de animais. Outros registros incluem 12 casos de dispneia, nove infartos agudos do miocárdio (IAM), oito crises hipertensivas, dois AVCs, dois casos de crise nervosa e duas tentativas de suicídio, entre outras demandas clínicas.
O hospital também precisou internar 71 pacientes para cuidados contínuos após o atendimento emergencial.
Mín. 19° Máx. 35°