O que começou como um projeto acadêmico, há quase duas décadas, consolidou-se como um dos mais relevantes programas de extensão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus de Patos. Idealizado e coordenado pelo professor Odilon Avelino, o agora Programa de Extensão em Artes Marciais promove, gratuitamente, aulas de karatê e kickboxing para estudantes da universidade e membros da comunidade, unindo esporte, educação e transformação social.
A evolução de projeto para programa marca o reconhecimento institucional do impacto que a iniciativa tem gerado ao longo dos anos. Mais do que ensinar técnicas de combate, o programa promove disciplina, autoestima, inclusão e desenvolvimento pessoal — pilares que têm mudado a trajetória de vida de muitos jovens no sertão paraibano.
Os resultados são expressivos. Diversos atletas formados no programa conquistaram títulos importantes em campeonatos estaduais, regionais e nacionais. Eles também atuam de forma oficial e reconhecida:
Com treinos regulares, acompanhamento técnico qualificado e uma abordagem pedagógica centrada no respeito e na superação, o programa tem revelado campeões dentro e fora dos tatames. Os professores Odilon Avelino, João Victor Avelino e Rafaela Bernardo participam ativamente das atividades, acompanhando de perto o progresso de cada aluno e garantindo um ambiente motivador, inclusivo e comprometido com o crescimento individual e coletivo.
As aulas acontecem na quadra da UEPB, com a seguinte programação:
Mais do que medalhas, o Programa de Extensão em Artes Marciais acumula histórias inspiradoras de jovens que encontraram no esporte um caminho para a cidadania, o fortalecimento da autoestima e a realização de sonhos. O reconhecimento como programa de extensão fortalece ainda mais a missão da UEPB de promover uma educação pública de qualidade, com impacto direto na sociedade.
Por Assessoria
Mín. 19° Máx. 33°