
Na sessão ordinária desta quinta-feira, 24 de julho, a Câmara Municipal de Patos aprovou por unanimidade o Projeto de Lei de autoria do vereador Jônatas Kaiky (Republicanos), que torna nula a nomeação, posse ou contratação, no âmbito do serviço público municipal, de pessoas com histórico de condenação por crimes sexuais contra crianças e adolescentes.
“Patos já possui iniciativas reconhecidas na área da infância, e esse projeto vem para somar nesse esforço coletivo de garantir um ambiente mais seguro e respeitoso em todas as esferas públicas”, destacou o vereador durante a sessão.
A proposta abrange cargos em áreas como educação, saúde, assistência social e cultura — setores que mantêm contato direto com o público infantojuvenil. Segundo o texto, não poderão assumir funções públicas pessoas condenadas, com decisão judicial transitada em julgado, por crimes como estupro de vulnerável, exploração sexual, corrupção de menores e divulgação de pornografia infantil. A vedação se estende por até 12 anos após o cumprimento da pena.
Além disso, o projeto determina a obrigatoriedade da apresentação de certidão de antecedentes criminais no ato da contratação e sua renovação anual para os servidores em exercício que atuem com crianças e adolescentes.
“Reafirmo meu compromisso com essa pauta tão importante, que é a primeira infância, as crianças, os adolescentes e a juventude em geral do nosso município. Seguiremos trabalhando sempre juntos nesse sentido”, completou Jônatas Kaiky.
O projeto agora segue para sanção do prefeito Nabor Wanderley.
Por Assessoria
Eleições 2026 Pollyanna Dutra afirma que disputará vaga na Câmara Federal em 2026
Eleições 2026 Cicinho Lima destaca crescimento político de Nabor Wanderley e aposta em chapa com João Azevêdo para 2026
Eleições 2026 Pré-candidatura de Nabor Wanderley amplia apoios pela Paraíba na corrida por vaga ao Senado
Fala à imprensa “Houve matança”, diz Lula sobre megaoperação contra o Comando Vermelho, que deixou 121 mortos no Rio de Janeiro
Posicionamento Nabor descarta intenção de buscar o apoio de Cícero Lucena para o pleito de 2026
Conscientização Secretaria de Meio Ambiente de Matureia lança o Projeto Cidade Limpa
Eleições 2026 Nabor Wanderley amplia força política e recebe apoios de Jane e Emerson Panta, em Santa Rita
Nova Emenda Vereadora Tide Eduardo destaca aprovação de lei que permite a vereadores assumirem cargos no Governo do Estado sem perder o mandato
Falta de Vascular Vereador Galeguinho da Van cobra presença de médico angiologista para atender paciente no Frei Damião, em Patos Mín. 22° Máx. 38°