
Uma moradora da Rua Antônio Franco da Costa, localizada no bairro Morada do Sol, em Patos, procurou a nossa redação na última sexta-feira (25), para relatar um grave problema de saneamento básico enfrentado que, segundo ela, impediu a conclusão de uma obra de pavimentação pela prefeitura. A principal queixa é contra um restaurante que, de acordo com relatos, estaria jogando esgoto diretamente na via pública, o que tem causado mau cheiro constante, transtornos à vizinhança e riscos à saúde.
De acordo com a cidadã, o problema se arrasta desde janeiro deste ano. “Foi feito até protocolo de denúncia na Secretaria de Meio Ambiente (031/2025), mas até agora nada foi resolvido. O restaurante construiu duas fossas do lado de fora do imóvel, que transbordam frequentemente”, afirmou.
Ela informou ainda que a obra de calçamento da rua está paralisada há quase um mês, justamente por causa da situação das fossas. “As pedras estão aqui, jogadas. A rua está um caos. Já reclamamos à Vigilância Sanitária, à Secretaria de Meio Ambiente e à Prefeitura, mas ninguém resolveu”, desabafa.
As imagens enviadas à equipe do Patos Online mostram que, de fato, há esgoto correndo pela via e que o material para calçamento está depositado à espera de utilização. O cenário é de frustração dos moradores, que esperam melhorias na infraestrutura da rua.

Procurado pela reportagem, o secretário municipal de Meio Ambiente, Alex Wagner, confirmou que a situação da rua é complexa e envolve não apenas o restaurante citado, mas outras residências que também despejam esgoto de forma irregular.
“Essa rua tem um problema muito grande em relação ao esgotamento sanitário. Várias casas já foram notificadas. A fiscalização esteve no local nesta segunda-feira (28), e o estabelecimento comercial mencionado foi notificado quanto à ausência de licença ambiental e despejo irregular de efluentes”, informou.
Segundo o secretário, um relatório será elaborado pela Gerência de Licenciamento da pasta, que dará prazo legal — de 15 a 30 dias, conforme o caso — para que o proprietário do restaurante corrija as irregularidades.
“Estamos tentando resolver essa problemática para permitir que a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) finalize o calçamento da rua”, afirmou.
Nossa equipe deixa o espaço aberto caso a gerência do restaurante também queira se pronunciar em relação ao caso. E-mail: [email protected].
Por Patos Online
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos
Nota de falecimento Morre em Patos Maria Eleuteria de Assis, aos 84 anos
Problema comum Moradora da Zona Oeste de Patos reclama de galeria estourada e buracos próximos a uma creche municipal
Problemática Moradores denunciam incêndios criminosos recorrentes no bairro Bivar Olinto, em Patos
Luto! Morre em Patos Maria do Socorro Ferreira da Costa, ex-funcionária da UFCG, aos 78 anos Mín. 23° Máx. 37°