
Uma moradora da Rua Antônio Franco da Costa, localizada no bairro Morada do Sol, em Patos, procurou a nossa redação na última sexta-feira (25), para relatar um grave problema de saneamento básico enfrentado que, segundo ela, impediu a conclusão de uma obra de pavimentação pela prefeitura. A principal queixa é contra um restaurante que, de acordo com relatos, estaria jogando esgoto diretamente na via pública, o que tem causado mau cheiro constante, transtornos à vizinhança e riscos à saúde.
De acordo com a cidadã, o problema se arrasta desde janeiro deste ano. “Foi feito até protocolo de denúncia na Secretaria de Meio Ambiente (031/2025), mas até agora nada foi resolvido. O restaurante construiu duas fossas do lado de fora do imóvel, que transbordam frequentemente”, afirmou.
Ela informou ainda que a obra de calçamento da rua está paralisada há quase um mês, justamente por causa da situação das fossas. “As pedras estão aqui, jogadas. A rua está um caos. Já reclamamos à Vigilância Sanitária, à Secretaria de Meio Ambiente e à Prefeitura, mas ninguém resolveu”, desabafa.
As imagens enviadas à equipe do Patos Online mostram que, de fato, há esgoto correndo pela via e que o material para calçamento está depositado à espera de utilização. O cenário é de frustração dos moradores, que esperam melhorias na infraestrutura da rua.

Procurado pela reportagem, o secretário municipal de Meio Ambiente, Alex Wagner, confirmou que a situação da rua é complexa e envolve não apenas o restaurante citado, mas outras residências que também despejam esgoto de forma irregular.
“Essa rua tem um problema muito grande em relação ao esgotamento sanitário. Várias casas já foram notificadas. A fiscalização esteve no local nesta segunda-feira (28), e o estabelecimento comercial mencionado foi notificado quanto à ausência de licença ambiental e despejo irregular de efluentes”, informou.
Segundo o secretário, um relatório será elaborado pela Gerência de Licenciamento da pasta, que dará prazo legal — de 15 a 30 dias, conforme o caso — para que o proprietário do restaurante corrija as irregularidades.
“Estamos tentando resolver essa problemática para permitir que a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) finalize o calçamento da rua”, afirmou.
Nossa equipe deixa o espaço aberto caso a gerência do restaurante também queira se pronunciar em relação ao caso. E-mail: [email protected].
Por Patos Online
Alta médica Técnica de enfermagem Damiana Martins recebe alta após duas semanas internada por AVC e emociona familiares e amigos
Luto! Familiares comunicam o falecimento do vigia e professor Ítallo Barbosa, em Patos
Iniciação ao Esporte Diretor do CIE de Patos anuncia planejamento conjunto com a Secretaria de Educação para iniciar atividades esportivas em 2026 com várias modalidades
Cantata Natalina Coral Municipal de Patos realiza segunda Cantata Natalina, desta vez no Patos Shopping
Leilão público Prefeitura de Patos anuncia leilão público de bens inservíveis para o próximo dia 26 de novembro
Abastecimento Cagepa investe R$4,7 milhões na construção de adutora de água tratada em Vista Serrana
Concurso público Idecan publica novo aditivo ao edital do concurso público da Guarda Civil de Patos e exclui itens que previam eliminação automática de candidatos
Sem pauta Hugo Motta diz que não pautará projeto de anistia e que o assunto dificulta andamento de pautas importantes para o país
Caged Patos tem mais de 14,9 mil trabalhadores com carteira assinada e registra crescimento de 7,61% nos últimos 12 meses Mín. 23° Máx. 37°