
Na noite de quarta-feira (30/07), o auditório Paulo Freire, no centro de Patos, foi palco de mais um momento marcante do programa Juventudes Transformando o Futuro. A solenidade marcou o início das aulas do curso de barbeiro e também a entrega dos certificados aos jovens concluintes do curso de edição de vídeos para dispositivos móveis — sendo essa a segunda certificação realizada dentro do programa na cidade.
Fruto de uma articulação conjunta entre os governos federal, estadual e municipal, o programa tem sido uma importante ferramenta de inclusão e formação profissional para a juventude patoense. A ação conta com investimento do Ministério do Trabalho e Emprego, certificação do IFPB – Campus Cabedelo, além do apoio da Secretaria de Juventude do Estado da Paraíba e da Secretaria Executiva de Juventude de Patos.
Estiveram presentes no evento o secretário executivo de Juventude de Patos, Ulisses Neto; a chefe de gabinete da Secretaria de Juventude do Estado, Amanda Monte, representando o secretário Pedro Matias; o secretário de Relações Institucionais de Patos, Sávio Salvador; a coordenadora geral do EJA Paraíba, Ednalva Figueiredo; o representante do IFPB de Cabedelo, Hamilton Júnior; e a pastora Joana Darc, representando a ONG Abenal.
Durante a cerimônia, Ulisses Neto destacou o compromisso da gestão municipal com a formação profissional dos jovens.
“A gestão do prefeito Nabor Wanderley tem compromisso com a capacitação para o mercado de trabalho, com a proposta de dar um futuro de oportunidades. O curso de barbeiro inicia hoje com essa perspectiva, enquanto celebramos a certificação de 50 jovens no curso de edição de vídeos, prontos para empreender e entrar no mercado”, afirmou.
“Além dos cursos, damos suporte com orientações sobre currículo e entrevistas, preparando esses jovens de forma mais ampla”, completou.
Representando a Secretaria de Juventude do Estado, Amanda Monte celebrou o sucesso da parceria.
“Essa é a segunda certificação aqui em Patos. A primeira foi para o curso de inglês básico e agora entregamos os certificados do curso de edição de vídeos. Em todo o estado, já são 2 mil jovens certificados. Aqui no município, atingimos 100% de aproveitamento na turma”, destacou.
Os alunos também celebraram a experiência. Mikael Félix, um dos concluintes, ressaltou a qualidade do conteúdo. “Os professores foram excelentes. O curso trouxe conhecimentos essenciais para a gente que está se preparando para o mercado de trabalho. E o certificado tem um peso importante”, disse.
Já Evelly Silva destacou como o curso abriu caminhos para quem sonha com o marketing digital. “Foi uma experiência incrível. Pra quem pensa em trabalhar com marketing no futuro, esse curso foi muito valioso. Ajudou demais com conteúdo e certificação”, relatou.
O programa Juventudes Transformando o Futuro segue sendo uma ponte entre sonhos e oportunidades, impulsionando o protagonismo juvenil por meio da qualificação e do acesso ao mercado de trabalho.
Por Secom - Prefeitura de Patos





Alta médica Técnica de enfermagem Damiana Martins recebe alta após duas semanas internada por AVC e emociona familiares e amigos
Luto! Familiares comunicam o falecimento do vigia e professor Ítallo Barbosa, em Patos
Iniciação ao Esporte Diretor do CIE de Patos anuncia planejamento conjunto com a Secretaria de Educação para iniciar atividades esportivas em 2026 com várias modalidades
Cantata Natalina Coral Municipal de Patos realiza segunda Cantata Natalina, desta vez no Patos Shopping
Leilão público Prefeitura de Patos anuncia leilão público de bens inservíveis para o próximo dia 26 de novembro
Abastecimento Cagepa investe R$4,7 milhões na construção de adutora de água tratada em Vista Serrana
Concurso público Idecan publica novo aditivo ao edital do concurso público da Guarda Civil de Patos e exclui itens que previam eliminação automática de candidatos
Sem pauta Hugo Motta diz que não pautará projeto de anistia e que o assunto dificulta andamento de pautas importantes para o país
Caged Patos tem mais de 14,9 mil trabalhadores com carteira assinada e registra crescimento de 7,61% nos últimos 12 meses Mín. 23° Máx. 37°