
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) colocou em dúvida a possibilidade de ligar para o chefe da Casa Branca, Donald Trump, para negociar a tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras. A taxa entra em vigor nesta quarta-feira (6/8).
O titular do Planalto afirmou que não hesitará em conversar com o republicano, mas que, no momento, não vê espaço para diálogo.
“No dia em que minha intuição disser que Trump está pronto para conversar, não hesitarei em ligar para ele”, disse Lula em entrevista à agência Reuters. “Mas hoje minha intuição diz que ele não quer conversar. E eu não vou me humilhar”, frisou.
O petista protestou contra a interferência dos Estados Unidos na política brasileira por meio da imposição de tarifas e mandou recado a Trump: “Ele que cuide dos EUA. Do Brasil, cuidamos nós”.
“Eu não tenho para que ligar para o presidente Trump, porque nas cartas que ele mandou e, nas decisões, ele não fala em momento algum em negociação, ele faz somente novas ameaças. Na outra carta que ele anuncia os 50%, diz textualmente: ‘é porque o governo está cometendo erros’. Ele que cuide dos EUA, do Brasil cuidamos nós”, frisou Lula.
Lula disse ainda que pretende avaliar uma reação ao tarifaço com parceiros do Brics, os presidentes da Índia, Narendra Modi, e da China, Xi Jiping. “Vou tentar fazer uma discussão com eles sobre como é que cada um está dentro da situação, qual é a implicação que tem em cada país, para a gente poder tomar uma decisão”, disse Lula.
Fonte: Metrópoles
Eleições 2026 Cicinho Lima destaca crescimento político de Nabor Wanderley e aposta em chapa com João Azevêdo para 2026
Eleições 2026 Pré-candidatura de Nabor Wanderley amplia apoios pela Paraíba na corrida por vaga ao Senado
Fala à imprensa “Houve matança”, diz Lula sobre megaoperação contra o Comando Vermelho, que deixou 121 mortos no Rio de Janeiro
Posicionamento Nabor descarta intenção de buscar o apoio de Cícero Lucena para o pleito de 2026
Conscientização Secretaria de Meio Ambiente de Matureia lança o Projeto Cidade Limpa
Eleições 2026 Nabor Wanderley amplia força política e recebe apoios de Jane e Emerson Panta, em Santa Rita
Nova Emenda Vereadora Tide Eduardo destaca aprovação de lei que permite a vereadores assumirem cargos no Governo do Estado sem perder o mandato
Falta de Vascular Vereador Galeguinho da Van cobra presença de médico angiologista para atender paciente no Frei Damião, em Patos
Convênio Prefeitura de Cacimba de Areia firma convênio com o UNIFIP para estágio de universitários no município Mín. 22° Máx. 38°