Botafogo-PB e Ponte Preta se enfrentam pela 16ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro 2025 na tarde deste sábado, às 17h, no Estádio Almeidão, em João Pessoa, abrindo a rodada da Terceirona. O Belo busca se distanciar do Z-4 da tabela, enquanto que a Macaca tenta a classificação antecipada para a próxima fase.
O Botafogo-PB vive um momento irregular no torneio. Desde que o comando técnico foi modificado e Evaristo Piza assumiu o time, o Belo venceu os dois primeiros jogos, mas vem de duas derrotas. A campanha de 50% de aproveitamento de Piza tirou o clube da zona de rebaixamento, mas o time segue com sérios riscos de queda. O Botafogo-PB, que vem de derrota por 2 a 1 para o CSA, está em 15º lugar mas tem os mesmos 16 pontos do Anápolis, que abre a zona da degola na 17ª colocação.
Já a Ponte Preta está na parte de cima da tabela, com uma campanha até aqui extremamente regular. A Macaca tem 27 pontos, na vice-liderança do torneio, e busca voltar a vencer após dois jogos (uma derrota e um empate) para alcançar o número mágico de 30 pontos - suficiente nas últimas edições para a classificação. Existe a possibilidade de carimbar a vaga antecipadamente na rodada, a depender de uma combinação de resultados.
Se a situação é favorável dentro de campo, a Macaca viveu uma semana conturbada nos bastidores. Com salários atrasados, os jogadores ficaram sem treinar na quinta em protesto. Insatisfeitos com a situação financeira, dois jogadores já pediram para sair e negociam a rescisão: o lateral-direito Maguinho e o atacante Jean Dias - titulares em boa parte da temporada.
Com duas vitórias e duas derrotas no comando do Belo na Série C, Evaristo Piza tem 50% de aproveitamento precisa levar o clube a uma nova vitória para poder voltar a ter mais tranquilidade na competição. O comandante terá todo mundo à disposição diante da Ponte Preta e única possível mudança no time titular é entrada de Cássio Gabriel, que marcou na sua estreia diante do CSA na última rodada.
Provável escalação do Botafogo-PB: Michael Fracaro; Ynaiã, Wendel Lomar, Reniê e Evandro; Gama (Cássio Gabriel), Thallyson e Igor Maduro; Gabriel Honório, Rodrigo Alves e Denilson.
Sem Maguinho, que sequer foi treinar na sexta-feira, João Gabriel e Pacheco disputam a vaga na lateral direita. Outra mudança em relação ao dérbi é no ataque. Com Everton Brito vetado pelo departamento médico (dores na coxa e também no joelho), Toró é o favorito para substituí-lo - Jean Dias, desfalque no dérbi devido a um problema muscular, já ficaria fora para ser preservado.
Desfalques: Everton Brito (problema muscular e também no joelho direito); Maguinho (pediu para sair); Jean Dias (também pediu para sair, mas já estaria fora por questão física); Serginho (cortado da viagem por decisão da comissão técnica); Danilo Barcelos (recuperação de cirurgia no joelho).
Pendurados: Saimon, Emerson Santos, Dudu, Léo Oliveira, Artur, Jeh, Luiz Felipe, Lucas Cândido, Leocovick, Elvis e Danrlei Santos.
Provável escalação da Ponte: Diogo Silva; Pacheco (João Gabriel), Wanderson, Emerson Santos e Artur; Dudu, Lucas Cândido, Luiz Felipe e Elvis; Jonas Toró e Jeh.
Fonte: ge PB
Mín. 20° Máx. 35°