No reencontro com Renato Paiva, o Botafogo não perdoou o ex-treinador e goleou o Fortaleza, por 5 a 0, na noite deste sábado (9), na Arena Castelão, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Demitido após a eliminação alvinegra no Mundial de Clubes, no dia 30 de junho, Renato Paiva chegou ao Fortaleza para substituir Juan Pablo Vojvoda e tem cinco jogos até aqui, com duas derrotas, dois empates e uma vitória.
Vaiado pela torcida, que começou a deixar o Castelão antes dos 15 minutos do 2º tempo, o Fortaleza segue na zona de rebaixamento, em 18º lugar, com 15 pontos. Já o Botafogo voltou a vencer depois de dois jogos, chegou aos 29 pontos e subiu para a quinta colocação.
O início não poderia ter sido melhor para o Botafogo. Logo aos cinco minutos, Gustavo Mancha errou o domínio e acertou um carrinho no tornozelo de Danilo, sendo expulso direto por Anderson Daronco, que manteve a decisão depois de ser chamado pelo VAR.
Mesmo com um a menos, o Fortaleza perdeu grande oportunidade com Herrera. Mas, aos 14 minutos, Alex Telles cobrou falta e Marçal desviou de cabeça para abrir o placar para o Botafogo. O lance gerou muita reclamação do técnico Renato Paiva, que foi amarelado por Daronco.
O Botafogo não diminuiu o ritmo. Savarino exigiu grande defesa de Vinícius Silvestre e Artur mandou por cima do gol. Já nos acréscimos, Arthur Cabral recebeu de Montoro, passou pelo goleiro tricolor e estufou as redes.
E tinha mais no segundo tempo. Aos dois minutos, Arthur Cabral dominou na área, girou em cima da marcação e a bola sobrou para Marçal fazer o terceiro do Botafogo. Diante de um Fortaleza entregue, o Fogão ampliou seis minutos depois, com David Ricardo aproveitando escanteio cobrado por
Boa parte dos torcedores do Fortaleza deixou o Castelão depois do time sofrer o quarto gol. O Leão do Pici ainda tentou diminuir e criou oportunidades, mas quem voltou a marcar foi o Botafogo, com Matheus Martins, nos acréscimos.
Fortaleza: 18º colocado, com 15 pontos
Botafogo: 5º colocado, com 29 pontos
Vélez Sarsfield (C): 12/08, 19h (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores - com transmissão ao vivo no Disney+
Fluminense (F): 16/08, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Vélez Sarsfield (F): 19/08, 19h (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores - com transmissão ao vivo no Disney+
LDU (C): 14/08, 19h (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores
Palmeiras (C): 17/08, 20h30 (de Brasília) - Brasileirão
LDU (F): 21/08, 19h (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores
Fonte: ESPN
Mín. 21° Máx. 37°