
O avanço das águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) já pode ser visto no norte da Paraíba, rumo ao território potiguar. Nesta terça-feira (12), equipes técnicas do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) estiveram em Pombal e Paulista, no Sertão, para medir a elevação do Rio Piranhas e registrar o ponto de chegada do recurso hídrico.
O acompanhamento do percurso é realizado com base na marcação de pontos estratégicos ao longo da calha do rio e no monitoramento do nível da água. Esse trajeto é viabilizado por uma complexa rede de canais e reservatórios que asseguram o abastecimento das cidades contempladas.
De acordo com o cronograma, o Rio Grande do Norte deverá começar a receber o reforço hídrico entre 18 e 22 de agosto. As águas seguirão até os reservatórios de Oiticica, em Jucurutu — com capacidade de 742 milhões de metros cúbicos — e Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, localizado entre Itajá, São Rafael e Jucurutu, que comporta até 2,4 bilhões de metros cúbicos.
Esta é a primeira vez que o semiárido potiguar recebe a água do PISF de forma regularizada. A liberação teve início em 5 de agosto, na Estação de Bombeamento EBI-1, em Cabrobó (PE). De lá, passou pela Barragem Caiçara, em Cajazeiras (PB), seguiu para a Barragem Engenheiro Avidos e, no dia 8, chegou à Barragem de São Gonçalo, em Sousa (PB).
Considerado o maior empreendimento de infraestrutura hídrica do Brasil, o PISF possui 477 km de extensão, distribuídos nos eixos Leste e Norte, e beneficia cerca de 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte — estados historicamente afetados pela seca.
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou a importância do marco.
“Essa liberação marca mais um avanço na missão de garantir segurança hídrica ao povo nordestino. O Rio Grande do Norte é uma das pontas dessa grande engenharia que é o PISF, e estamos chegando lá com planejamento, responsabilidade e olhar social”, afirmou.
Por Patos Online
Com informações do MaisPB
Cassado! STF rejeita pedido liminar de André Coutinho para suspender cassação em Cabedelo
Apoio confirmado Damião Feliciano declara voto em Lucas, Nabor e João Azevêdo para 2026
Dosimetria Motta diz que STF decidirá caso a caso quem terá direito à dosimetria
Câmara de Patos Presidente da Câmara de Patos apresenta balanço das atividades legislativas de 2025
Ação parlamentar Samuel Pinto destaca trabalho nos primeiros meses de mandato e reforça parceria com o Governo Municipal
Entrevista Cicinho Lima é o entrevistado do Radar neste sábado (20), na Rádio Espinharas FM e nas plataformas do Patosonline.com Mín. 23° Máx. 37°