O São Paulo conseguiu o que queria: chegar vivo para o jogo de volta das oitavas de final da CONMEBOL Libertadores no Morumbis. Na noite desta terça-feira (12), o Tricolor segurou o empate sem gols com o Atlético Nacional, no Atanasio Girardot, em Medellín, na Colômbia.
O resultado foi bastante comemorado pelos tricolores diante das circunstâncias da partida. Camisa 10 do Atlético Nacional, Cardona desperdiçou dois pênaltis: um para fora e outro defendido por Rafael. Já Marlos Moreno e Hinestroza acertaram a trave.
A volta está marcada para a próxima terça-feira (19), às 21h30 (de Brasília), no Morumbis. Quem vencer garante vaga nas quartas de final, enquanto um novo empate leva a decisão para os pênaltis. O adversário será LDU ou Botafogo.
O torcedor tricolor levou um susto logo aos 13 minutos. Hinestroza cruzou e Marlos Moreno pegou de primeira. A bola acertou o braço de Ferraresi e o árbitro assinalou pênalti. Cardona assumiu a responsabilidade e tirou muito de Rafael, mandando pela linha de fundo.
A torcida e o time do Atlético Nacional sentiram o pênalti desperdiçado por Cardona. O São Paulo conseguiu equilibrar a partida até a reta final do primeiro tempo, quando os colombianos esboçaram uma pressão. Na melhor oportunidade, Marlos Moreno recebeu na área e chutou na rede pelo lado de fora.
O Atlético Nacional voltou do intervalo em cima do São Paulo. Foram três chances antes dos 15 minutos. Cardona aproveitou pivô de Morelos e soltou a bomba na rede pelo lado de fora. Na sequência, Marlos Moreno e Hinestroza acertaram a trave de Rafael.
Aos 23 minutos, Morelos foi calçado por Ferraresi dentro da área e o árbitro assinalou mais um pênalti para o São Paulo. Cardona cobrou rasteiro e Rafael foi buscar. O clima ficou nervoso no Atanasio Girardot, com a torcida esboçando as primeiras críticas.
A partida seguiu sem maiores emoções até os acréscimos, quando Enzo Diaz deu uma entrada dura em Marlos Morenos. Os jogadores dos dois times se desentenderam e trocaram empurrões. Depois disso, o Atlético Nacional teve um escanteio, mas não aproveitou e amargou o empate.
Fortaleza (C): 16/08, 21h30 (de Brasília) - Campeonato Colombiano
São Paulo (F): 19/08, 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores
América de Cali (F): 24/08, 20h20 (de Brasília) - Campeonato Colombiano
Sport (F): 16/08, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
Atlético Nacional (C): 19/08, 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores
Atlético-MG (C): 24/08, 20h30 (de Brasília) - Brasileirão
Fonte: ESPN
Mín. 21° Máx. 34°