Sábado, 16 de Agosto de 2025
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
Banner Prime Veiculos
Banner Psique
Banner Dr Luiz Severo
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Saúde Dia D

Saúde realiza ‘Dia D’ de multivacinação com foco na prevenção do sarampo, neste sábado (16)

O objetivo da ação é ampliar o acesso da vacinação para a população de todo estado, manter a população vacinada e protegida, principalmente, contra o sarampo, uma vez que há casos confirmados no estado do Tocantins e no Paraguai, país que faz fronteira com o Brasil.

16/08/2025 às 05h00
Por: Felipe Vilar Fonte: SECOM-PB
Compartilhe:
Foto: Myke Sena
Foto: Myke Sena

ASecretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde (Gevs) e do Núcleo Estadual de Imunizações, realiza neste sábado (16) o ‘Dia D’ de Multivacinação, com foco na proteção contra o sarampo para a população com até 59 anos de idade não vacinada e com esquema incompleto.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O objetivo da ação é ampliar o acesso da vacinação para a população de todo estado, manter a população vacinada e protegida, principalmente, contra o sarampo, uma vez que há casos confirmados no estado do Tocantins e no Paraguai, país que faz fronteira com o Brasil.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, o Dia D é uma ação necessária. “A Paraíba promove a ação para barrar a doença - por meio da vacina - que já estava erradicada no Brasil, mas, está retornando em alguns estados, a exemplo do Tocantins, já com 17 casos registrados e em países fronteiriços com o Brasil, como o Paraguai, onde em apenas cinco dias, foram registrados quatro casos. Daí a importância da população atender ao chamado e tomar a vacina, para evitar que o agravo retorne ao nosso estado”, frisou.

Segundo a chefe do Núcleo Estadual de Imunizações da SES, Márcia Fernandes, os municípios paraibanos precisam manter as altas coberturas vacinais para evitar a reintrodução do sarampo aqui no estado. “A meta de vacinação do sarampo é de 95%. A cobertura no nosso estado em crianças está em 88,49% para a 1ª dose e 71,54% para a segunda dose”, informou.

Continua após a publicidade
Banner Dra Nadjanine

A Vacina Tríplice Viral – que protege contra sarampo – faz parte do calendário de vacinação da criança, adolescente e adulto. Em crianças e jovens de cinco anos a 29 anos, são duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses, sendo que em crianças a primeira dose é com 12 meses e a segunda, com 15 meses quando toma junto com a primeira dose de varicela (catapora).

Adultos, de 30 a 59 anos, devem tomar uma dose e trabalhadores da saúde, independente da idade, são necessárias duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.

Público-alvo da vacina contra o sarampo – Toda a população com até 59 anos de idade; profissionais de saúde; pedimos atenção para os profissionais estivadores, operadores de cargas e logística; agentes de imigração e segurança; tripulações de embarcações e aeronaves; motoristas de transportes intermunicipais e interestaduais; profissionais auxiliares dos serviços gerais, atendimento e manutenção; funcionários dos estabelecimentos comerciais (lojas, restaurantes e bombonieres) e profissionais da Anvisa, Receita Federal e Polícia Federal que são os grupos mais expostos ao vírus.

Continua após a publicidade
Banner Dr Luiz Severo

Por Secom-PB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 07h01 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 30°

Dom 33°C 20°C
Seg 33°C 20°C
Ter 32°C 20°C
Qua 30°C 20°C
Qui 33°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras