Em entrevista à equipe de jornalismo da Rádio Espinharas FM, o comandante do 4º Batalhão de Bombeiro Militar (4º BBM), Tenente-Coronel Danilo Galváo, destacou as ações de prevenção e segurança que estão sendo adotadas para a Festa da Guia 2025, em Patos.
Segundo ele, o planejamento começou ainda com a apresentação do projeto de engenharia do evento pelo Padre Adailton.
“Com base nesse projeto, visualizamos as necessidades de segurança de acordo com a nossa norma técnica. Observamos pontos como saídas de emergência, fluidez do público, palco, ARTs, iluminação, som, para evitar choque elétrico, entre outros detalhes”, explicou.
O trabalho inclui ainda orientações específicas para os barraqueiros sobre o que pode ou não ser utilizado, principalmente em relação ao uso de fogo e utensílios de cozinha. Também foi reforçada a importância da brigada de incêndio, que terá atuação nos pavilhões.
“Combinamos no ano passado de aprimorar essa questão, e este ano teremos brigadistas civis trabalhando em conjunto com o Corpo de Bombeiros militares”, ressaltou.
No dia da festa, o efetivo estará presente com viaturas de combate a incêndio, de resgate e ambulâncias, garantindo rápida resposta em caso de necessidade. O comandante lembrou ainda da atuação dos bombeiros na 1ª Corrida da Guia, realizada na manhã do último domingo (31).
“Foi um sucesso. Estivemos presentes com ambulância e atendemos algumas pessoas que passaram mal durante a prova. Felizmente, foram casos leves, e todos se recuperaram rapidamente no próprio local.”
Com o reforço das medidas, o Corpo de Bombeiros reforça o compromisso de assegurar que a Festa da Guia, uma das maiores tradições religiosas e culturais de Patos, aconteça com tranquilidade e segurança para todos os participantes.
Mín. 21° Máx. 34°