
Na manhã desta quarta-feira (03/09), a Polícia Federal deflagrou a oitava fase da Operação Kori, com o objetivo de combater o armazenamento de material de exploração sexual infantojuvenil no município de Areia/PB.
Trata-se da segunda operação da semana nessa temática. Na ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na residência de um homem de 59 anos, suspeito de armazenar os arquivos ilícitos. A ordem judicial, expedida pela 3ª Vara Regional de Garantias de Campina Grande, também autorizou a quebra do sigilo telemático do investigado.
A etapa investigativa apontou indícios de que o investigado teria armazenado, em ambiente digital, 26 arquivos contendo imagens e vídeos de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes, conduta que, em tese, caracteriza violação à legislação penal vigente e afronta direta aos direitos fundamentais de crianças e adolescentes.
Em decorrência dos elementos coletados, o investigado poderá responder, em tese, pelos delitos de aquisição, armazenamento e eventual compartilhamento de material pornográfico envolvendo crianças e adolescentes, tipificados nos artigos 241-B e 241-A do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990). As penas cominadas, consideradas em conjunto, podem ultrapassar 10 anos de reclusão, sem prejuízo de outras imputações que possam advir da análise pericial do material apreendido e de eventuais desdobramentos probatórios.
De acordo com a Polícia Federal, a operação reafirma o compromisso da instituição com a proteção integral de crianças e adolescentes. O nome "Kori" faz alusão a uma divindade protetora da infância, reforçando a missão da PF no combate a crimes contra a dignidade sexual de menores.
Assessoria/Polícia Federal
FATALIDADE Criança de 6 anos morre após afogamento em açude na zona rural de Mãe d’Água
FATALIDADE Homem morre após suspeita de ingerir substância venenosa por engano enquanto caçava, no Sertão da Paraíba
TRÂNSITO Polícia Militar flagra motorista embriagado após colisão com veículo estacionado em Santa Terezinha
TRÂNSITO Polícia Militar prende dois condutores por embriaguez ao volante durante ações de fiscalização em Malta
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Homem é preso suspeito de ameaçar a própria mãe com foice em Alagoa Nova
AÇÃO POLICIAL Polícia Militar prende suspeito de tráfico de drogas e apreende crack, cocaína, maconha e motocicleta em Santa Luzia
AMEAÇA ARMADA Polícia Militar prende homem suspeito de ameaçar vítima com arma de fogo enquanto segurava uma criança nos braços, em Santa Luzia
TRÂNSITO Polícia Militar apreende motocicleta conduzida por adolescente que realizava manobras perigosas em Matureia
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Polícia Militar prende suspeito por violência doméstica após agressões contra duas mulheres em Patos Mín. 22° Máx. 38°