
Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (12/09), no auditório da Superintendência Regional da Polícia Federal na Paraíba, o delegado Carlos Henrique Oliveira de Sousa foi empossado como Superintendente Regional da Polícia Federal no Estado da Paraíba.
A solenidade contou com a presença de importantes autoridades nacionais e estaduais. Participaram da cerimônia o Diretor-Geral da Polícia Federal, Delegado Andrei Augusto Passos Rodrigues, a Corregedora-Geral da Polícia Federal, Delegada Helena de Rezende, e a Diretora de Ensino da Academia Nacional de Polícia, Christiane Corrêa Machado, que também já atuou como Superintendente da PF na Paraíba. Também prestigiaram o evento cinco Superintendentes Regionais da PF nos estados do Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará, Pernambuco e Piauí, demonstrando a integração e representatividade institucional do evento.
Estiveram presentes ainda o governador da Paraíba, João Azevêdo, o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, o prefeito em exercício de João Pessoa, Léo Bezerra, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, e o procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans.
Também participaram os secretários estaduais Jean Francisco Nunes (Segurança e Defesa Social), João Alves (Administração Penitenciária), Fábio Brito (Procurador-Geral do Estado), além de representantes das forças de segurança estaduais, como o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Sérgio Fonseca, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Marcelo Araújo, o delegado-geral da Polícia Civil, André Rabelo, o superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto, e o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa, dentre outras autoridades civis e militares.
Carlos Henrique Oliveira de Sousa é Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele ingressou na Polícia Federal no ano de 1999 e, nos seus primeiros anos de atividade, atuou em diversas áreas de investigação e gestão da Superintendência Regional do Rio de Janeiro, chegando a chefiar a unidade nos anos de 2019 e 2020. Além de ser o dirigente da Superintendência Fluminense, chefiou também a Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco.
Ao longo dos anos de 2020 e 2021, foi Diretor Executivo da Polícia Federal em Brasília. Também na capital federal, atuou recentemente como Coordenador-Geral de Repressão a Crimes Fazendários, antes de ser nomeado para o comando da Superintendência Regional da Paraíba.
O delegado Carlos Henrique é Especialista em Gestão da Segurança Pública pela Academia Nacional de Polícia e é Mestre em Operações Especiais, tendo obtido o título na Escola de Pós-Graduação da Marinha dos Estados Unidos. No ano de 2009, foi integrante da Turma 239 da Academia Nacional do FBI, em Quantico, também nos Estados Unidos.
Sua trajetória evidencia uma sólida experiência em gestão e em operações de grande complexidade, atributos agora colocados à disposição do Estado da Paraíba.
A nomeação de Carlos Henrique reforça o compromisso institucional da Polícia Federal com a excelência no combate ao crime organizado, à corrupção, aos crimes eleitorais, ambientais, cibernéticos e demais atribuições constitucionais da corporação, em permanente cooperação com os demais órgãos do sistema de justiça e segurança pública.
Por Assessoria/PF






Possível afogamento IML investiga morte de criança de 1 ano e 5 meses em riacho em Cruz do Espírito Santo
Policiamento Operação Boas Festas: Polícia Militar reforça policiamento e intensifica ações na área do 3º BPM
Prisão Polícia Civil prende jovem suspeito de tentativa de homicídio em Itaporanga
Operação Policial Operação Parabellum cumpre 18 de 31 mandados no Sertão paraibano; DHE de Patos lidera maior ação de sua história
Moto recuperada Motocicleta furtada em Piancó é recuperada pela Polícia Militar durante rondas na BR-361, em Catingueira
Mandado de Prisão Polícia Civil cumpre mandado contra segundo investigado por homicídio ocorrido no mês de abril em Santa Luzia e conclui elucidação do caso
Homicídio Homem que atuava como vigilante em Brejo dos Santos é morto a tiros dentro do Mercado Público de Catolé do Rocha
Acidente grave Colisão entre veículos na BR-230, em Malta, deixa duas pessoas feridas; motorista é autuado por embriaguez
Tráfico de drogas ROTAM conduz suspeito por tráfico e apreende drogas e mais de R$ 11 mil em Patos Mín. 22° Máx. 35°