
Tem início neste domingo, dia 14 de setembro, a tradicional Festa de Nossa Senhora da Guia, padroeira de Patos. Em 2025, a festividade chega à sua 237ª edição, reunindo fé, tradição e a expectativa de atrair milhares de fiéis e visitantes ao longo de dez dias de programação religiosa e cultural.
A abertura oficial começa logo cedo, às 6h, com a alvorada sonora e missa. Às 9h, haverá celebração na Catedral de Nossa Senhora da Guia e, ao meio-dia, nova alvorada. A partir das 15h, a Paróquia São Pedro, no bairro Jatobá, recebe missa e o envio da imagem da padroeira. Em seguida, às 16h, tem início a tradicional carreata de abertura, conduzindo a imagem de Nossa Senhora da Guia pelas paróquias da cidade.
Na sequência, às 17h, ocorre a missa na Catedral, seguida de alvorada às 18h. Às 19h, acontece a bênção dos veículos, hasteamento da bandeira e bênção do Santíssimo. Encerrando o primeiro dia, o pavilhão central recebe, às 20h, show do trio Quentura do Forró, além da tradicional quermesse.
Ver essa foto no Instagram
A festa segue até o próximo dia 24 de setembro, com programação diária que inclui missas e novenas, refletindo sobre o ano jubilar e a temática “Maria, Mãe da Igreja Peregrina de Esperança”. No pavilhão, apresentações culturais e momentos de confraternização prometem envolver toda a população.
Reconhecida como uma das maiores expressões religiosas do Sertão paraibano, a Festa da Guia reforça a devoção mariana, movimenta a economia local e mantém viva a tradição que atravessa gerações, consolidando-se como um dos maiores eventos do calendário religioso do estado.
Por Patos Online
Problema comum Moradora da Zona Oeste de Patos reclama de galeria estourada e buracos próximos a uma creche municipal
Problemática Moradores denunciam incêndios criminosos recorrentes no bairro Bivar Olinto, em Patos
Luto! Morre em Patos Maria do Socorro Ferreira da Costa, ex-funcionária da UFCG, aos 78 anos
Ordenação Santa Terezinha celebra ordenação presbiteral do jovem Nicácio Oliveira nesta sexta-feira (19)
Nota de falecimento Morre aos 98 anos em Mãe d’Água o agricultor aposentado Antônio Macambira
Carteira perdida Carteira com documentos militares e pessoais é perdida em Patos
Situação crítica Mortandade de peixes é registrada na Barragem da Farinha, em Patos, devido ao baixo nível de água; veja o vídeo
Nota de falecimento Morre em Patos Delano Pinheiro Belmont, servidor aposentado do DER, aos 74 anos
Falta de água Rompimento em adutora suspende abastecimento de água em Patos e mais 11 cidades do Sertão nesta sexta-feira (19) Mín. 23° Máx. 36°