Domingo, 14 de Setembro de 2025
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Banner Prime Veiculos
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
Política Nota de repúdio

Vereador Jônatas Kaiky apresenta moção de repúdio na Câmara de Patos contra fala xenofóbica de parlamentar de Joinville sobre nordestinos

Jônatas Kaiky destacou que a declaração atinge diretamente milhares de nordestinos que deixam suas cidades em busca de oportunidades de trabalho no Sul e contribuem para a economia nacional.

14/09/2025 às 08h00
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com Assessoria
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Patos discutiu, na sessão desta quinta-feira (11), uma Moção de Repúdio apresentada pelo vereador Jônatas Kaiky (Republicanos) contra declarações e um projeto de lei de caráter xenofóbico propostos pelo vereador Mateus Batista (União Brasil), de Joinville, em Santa Catarina.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

O parlamentar catarinense sugeriu a restrição da migração de pessoas das regiões Norte e Nordeste para o Sul do país, alegando que, caso contrário, “Santa Catarina vai virar um grande favelão”. A fala gerou forte reação em todo o Brasil e já foi alvo de notas de repúdio de outras câmaras municipais, assembleias legislativas e até mesmo de integrantes do próprio partido do vereador.

Durante seu pronunciamento na tribuna, Jônatas Kaiky destacou que a declaração atinge diretamente milhares de nordestinos que deixam suas cidades em busca de oportunidades de trabalho no Sul e contribuem para a economia nacional.

“Essa declaração não é apenas uma ofensa ao Nordeste. Ela é uma ofensa a cada trabalhador, a cada pai de família que sai daqui para buscar uma oportunidade lá no Sul e trazer o sustento para suas famílias. Nós não somos problema, nós somos força. Não somos ameaça, nós somos orgulho”, afirmou o vereador.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

Na moção protocolada, Jônatas Kaiky ressaltou que o projeto do vereador catarinense fere a Constituição Federal, afronta o direito de locomoção e atinge valores como a dignidade da pessoa humana e o combate à discriminação. Ele também reforçou a relevância histórica, cultural e econômica do povo nordestino e nortista para o desenvolvimento do Brasil.

“Não aceitaremos retrocessos. O Brasil é um só povo, de muitas vozes, cores e origens. E nele, não há espaço para o preconceito”, destacou o documento apresentado pelo vereador patoense.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jonatas Kaiky (@jonataskaikyy)

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A proposta de moção foi submetida à apreciação dos demais parlamentares e marca a posição da Casa Juvenal Lúcio de Sousa contra manifestações discriminatórias, reafirmando o compromisso do Legislativo de Patos com a igualdade, a justiça social e a luta contra qualquer forma de preconceito.

Por Patos Online
Com Assessoria

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 09h01 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo limpo

Mín. 22° Máx. 34°

Seg 35°C 21°C
Ter 35°C 21°C
Qua 35°C 21°C
Qui 35°C 22°C
Sex 35°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras