Entre as 18h da última sexta-feira (12) e a meia-noite do domingo (14), o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade da rede estadual de saúde em Patos, registrou um intenso fluxo de atendimentos. Ao todo, foram 35 cirurgias realizadas e 297 pacientes assistidos na Urgência e Emergência.
Dentre os procedimentos, destacou-se a realização de uma biópsia por congelação, dentro do Programa Paraíba Contra o Câncer. A técnica é considerada avançada, pois possibilita o diagnóstico imediato do câncer durante a cirurgia, a partir da análise do material coletado em tempo real.
Das 35 cirurgias feitas no período, 12 foram de urgência e 23 eletivas. A maioria foi de caráter oncológico, somando 21 procedimentos, além de seis cirurgias gerais, seis ortopédicas, uma vascular e uma urológica.
Em relação ao movimento da emergência, 97 pacientes foram atendidos na sexta-feira, outros 96 no sábado e 104 no domingo. No total, 57 pessoas precisaram ser internadas para continuidade do tratamento após a avaliação médica.
O hospital também registrou 16 vítimas de sinistros de trânsito, sendo 14 envolvendo motocicletas, um caso com bicicleta e outro com automóvel. Além de moradores de Patos, foram atendidos pacientes vindos de diversas cidades da região, como Água Branca, Areia de Baraúnas, Catingueira, Malta, Matureia, Quixaba, Santa Teresinha, São José do Bonfim e São Mamede.
Entre os demais atendimentos, destacaram-se casos de dor (57), queda da própria altura (33), mordida de animais (19), torção (11), trauma (10), mal-estar (9) e Infarto Agudo do Miocárdio (8). O CHRDJC ainda prestou assistência a quatro pacientes em crise nervosa, duas tentativas de suicídio e um Acidente Vascular Cerebral (AVC), além de outras ocorrências.
Mín. 21° Máx. 35°