
O incêndio que atinge a Serra do Cruzeiro, entre os municípios de São José do Bonfim e Mãe d’Água, entrou no seu quinto dia consecutivo nesta quarta-feira (17). As chamas, iniciadas no último sábado (13), já se aproximaram de propriedades rurais e continuam causando grande apreensão entre moradores da região.
Na manhã de hoje, o delegado Claudinor Lúcio, da Delegacia de São José do Bonfim, esteve no local acompanhado de representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Ele confirmou que o fogo é resultado de ação criminosa e destacou o empenho conjunto das forças estaduais no combate às chamas e na apuração das responsabilidades.
“Comparecemos aqui na área de São José do Bonfim para reforçar o compromisso da Polícia Civil, repassar para a Secretaria as informações referentes à investigação e ao andamento do inquérito, e receber orientações da equipe ambiental, que possui expertise nesse tipo de ocorrência. Estamos atuando para coibir, reprimir e identificar os culpados que estão provocando esses incêndios criminosos”, declarou o delegado.
O representante da Semas reforçou a parceria entre os órgãos estaduais.
“A Secretaria está presente, juntamente com a equipe do Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil, mostrando que todo o Governo do Estado está empenhado no combate à situação. Essa união demonstra a competência dos entes envolvidos, e temos certeza de que em breve os responsáveis serão identificados e punidos”, afirmou.
Ver essa foto no Instagram
Segundo o comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), tenente-coronel Danilo Galvão, as equipes continuam enfrentando dificuldades devido às características do terreno.
“É uma região bastante complicada de trabalhar, muito íngreme, onde só temos acesso a pé, e isso dificulta bastante o nosso trabalho. Estamos agora à noite com três focos ativos no local e esperamos amanhã conseguir controlar essas chamas”, explicou.
Além da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Semas, a operação também conta com reforço do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Enquanto as investigações seguem para identificar os responsáveis pelo incêndio, o trabalho de campo busca evitar que o fogo se espalhe ainda mais e ameace comunidades próximas.
Por Patos Online
Formatura Formatura do ABC celebra primeiros passos na educação infantil em São José do Bonfim
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
Festa Festa dos Anos Dourados é realizada para Grupo de Idosos de São José do Bonfim
Final de Campeonato São José do Bonfim encerra campeonato com celebração marcada por emoção e gratidão
Acidente Motociclista sofre acidente na PB-262, em São José do Bonfim, na noite desta quarta-feira (19)
Furto de água Operação da Cagepa flagra furto em adutora de água tratada na zona rural de São José do Bonfim
Aprovação Prefeita Rosalba Mota alcança quase 90% de aprovação em São José do Bonfim
Acidente fatal Homem morre e mulher fica ferida em grave acidente na PB-262, entre São José do Bonfim e Teixeira
Turismo Ecológico São José do Bonfim inaugura a “Trilha do Amor” no Parque Nacional da Serra do Teixeira
Mín. 24° Máx. 37°