
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (26), que no mês de outubro passará a vigorar a bandeira vermelha patamar 1. Com isso, as contas de energia terão acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
A decisão representa uma redução em relação aos meses de agosto e setembro, quando esteve em vigor a bandeira vermelha patamar 2, mais cara para os consumidores.
Segundo a Aneel, a mudança é consequência do baixo volume de chuvas, que compromete os níveis dos reservatórios das hidrelétricas. Esse cenário exige o acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo de produção mais alto e justificam a aplicação da nova tarifa.
“Diante desse cenário, há necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que são mais caras e justificam o acionamento da bandeira vermelha patamar 1 para outubro”, informou a agência.
A reguladora também destacou que a geração solar é intermitente, o que impossibilita sua utilização contínua durante todo o dia. Por isso, a dependência das termelétricas se torna necessária, especialmente nos horários de maior demanda.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias foi desenvolvido para refletir os custos variáveis da geração de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN).
Por Patos Online
Com informações da Agência Brasil
CASO MASTER PF apura suposto uso de recursos de Vorcaro para financiar Eduardo Bolsonaro nos EUA
CASO MASTER Delegada da PF e marido eram “espiões” de Vorcaro na corporação
COMPLIANCE ZERO PF prende pai de Daniel Vorcaro em nova etapa da investigação do caso Master
COMBUSTÍVEIS Governo Lula anuncia subsídio de até R$ 0,89 no litro da gasolina
HOMENAGEM Patoense Antônio Coelho é homenageado na Assembleia Legislativa de São Paulo durante solenidade pelo Dia Nacional do Agente de Trânsito
EXPORTAÇÃO União Europeia deixa Brasil fora de exportação de carnes por exigências sanitárias Mín. 21° Máx. 33°