A possível movimentação do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), em se aproximar das pautas do presidente Lula, em Brasília, foi tema nesta semana no canal UOL News, no YouTube.
Na apuração feita pelo jornalista Carlos Madeiro, colunista do UOL, a aproximação de Hugo Motta com o presidente Lula teria como objetivo apagar as más impressões deixadas por sua atuação em prol do PL da Anistia e da PEC da Blindagem, além de projetar o nome do prefeito de Patos, Nabor Wanderley, como candidato ao Senado em 2026.
“Alguns posicionamentos de Hugo Motta tiveram grande repercussão em Brasília, como a urgência do projeto da Anistia, da PEC da Blindagem e o adiamento da votação da isenção do Imposto de Renda. Com isso, a articulação que ele busca é formar, na Paraíba, uma chapa que tenha Lucas Ribeiro como candidato ao governo, João Azevêdo e Nabor ao Senado, com o apoio de Lula, e o PT indicando o vice de Lucas Ribeiro na corrida pelo governo do estado”, explicou o jornalista.
Madeiro acrescentou que Nabor tem recebido cobranças em razão das posições adotadas por Hugo Motta em favor da oposição em Brasília. A estratégia, segundo ele, visa vincular a imagem de Nabor ao eleitorado de Lula — majoritário no estado — para evitar prejuízos à candidatura do prefeito patoense na disputa direta com o governador João Azevêdo (seu aliado), o senador Veneziano Vital e o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga (adversários), que também devem concorrer à vaga.
O colunista também relatou outras movimentações da política estadual e citou que Hugo Motta pode voltar a sinalizar de forma positiva em relação a pautas de interesse do governo Lula na Câmara. No entanto, deve enfrentar concorrência direta do senador Veneziano Vital do Rêgo, aliado próximo de Lula, que já convidou o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, para ser candidato ao governo pelo MDB, na tentativa de atrair o apoio do presidente para sua chapa.
O presidente da Câmara, Hugo Motta, não se pronunciou sobre a publicação, baseada nas movimentações políticas em Brasília. OUÇA:
Mín. 20° Máx. 35°