
O líder da facção criminosa Comando Vermelho na Paraíba, alvo de uma operação da Polícia Civil que bloqueou R$ 125 milhões do grupo e prendeu 24 pessoas, é Flávio de Lima Monteiro, mais conhecido como “Fatoka”. Cinco mandados de prisão estão em aberto contra ele por diversos crimes.
Apesar da operação que aconteceu na manhã desta terça-feira (30), Fatoka está foragido. A Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) informou que o quadro de inteligência da corporação apontou que o suspeito está escondido na Região do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, que é o berço do Comando Vermelho.
Das prisões, 23 foram presas na Paraíba e uma pessoa presa no Rio de Janeiro. Desse total, sete foram presos em flagrante e 17 foram alvos dos mandados de prisão preventiva da operação.
Os mandados foram nas cidades de João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Campina Grande, Cabaceiras, Nova Floresta e em comunidades do Rio de Janeiro.
O primeiro registro de Fatoka na prisão foi em 2012. Naquela ocasião ele foi preso porque era o responsável por comandar uma facção criminosa paraibana, promover rebeliões em presídios e também por ser mandante de diversos homicídios violentos em João Pessoa naquela época.
Ele ficou preso de 2012 até 2018, quando houve uma fuga em massa de presos da Penitenciária de Segurança Máxima Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes, conhecida como PB1. Ele foi um dos 92 presos que fugiram em uma rebelião que consistiu na utilização de explosivos para derrubar o portão principal.
Meses depois da fuga, Fatoka foi localizado em Alagoas e preso novamente. A Polícia Federal recebeu uma denúncia anônima de que traficantes estavam se passando por veranistas e estavam escondidos em uma casa de praia no estado.
No entanto, após a prisão, houve o relaxamento do cumprimento da pena por parte da Justiça, isso porque ele foi posto em liberdade para cumprir medidas cautelares, com o uso de tornozeleira eletrônica. Conforme a Polícia Civil, ele rompeu a tornozeleira e depois fugiu para o Rio de Janeiro.
Além dos crimes praticados no âmbito de assassinato e tráfico de drogas, Fatoka também é investigado atualmente pela Justiça por ter aliciado violentamento eleitores da cidade de Cabedelo, no Litoral da Paraíba, durante as Eleições de 2024.
O suspeito também é investigado por ter apontado pessoas para ocupar cargos públicos. Quem comanda essas investigações é a Polícia Federal com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-PB).
Outro alvo da operação contra a facção foi Flávia Santos Lima Monteiro. Ela está presa desde novembro de 2024, apontada como funcionária fantasma da Prefeitura de Cabedelo e um “elo” entre a gestão da época e o grupo criminoso que inferferiu nas eleições. À época, o ex-prefeito Vitor Hugo e o prefeito eleito André Coutinho também foram investigados.
Para além dos presos na Paraíba e no Rio de Janeiro, assim como o bloqueio de contas no valor de R$ 125 milhões, a operação mobilizou 150 policiais, divididos em 30 equipes, sendo 27 da Polícia Civil e três do GAECO.
A operação conta com apoio da Desarme, do Grupo de Operações Especiais (GOE), do Grupo de Operações com Cães (GOC), da Unidade de Inteligência (UNINTELPOL) e o apoio das Superintendências Regionais (1ª e 2ª). O apoio da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCRJ) completa a força-tarefa.
Fonte: g1 PB
FATALIDADE Criança de 6 anos morre após afogamento em açude na zona rural de Mãe d’Água
FATALIDADE Homem morre após suspeita de ingerir substância venenosa por engano enquanto caçava, no Sertão da Paraíba
TRÂNSITO Polícia Militar flagra motorista embriagado após colisão com veículo estacionado em Santa Terezinha
TRÂNSITO Polícia Militar prende dois condutores por embriaguez ao volante durante ações de fiscalização em Malta
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Homem é preso suspeito de ameaçar a própria mãe com foice em Alagoa Nova
AÇÃO POLICIAL Polícia Militar prende suspeito de tráfico de drogas e apreende crack, cocaína, maconha e motocicleta em Santa Luzia
AMEAÇA ARMADA Polícia Militar prende homem suspeito de ameaçar vítima com arma de fogo enquanto segurava uma criança nos braços, em Santa Luzia
TRÂNSITO Polícia Militar apreende motocicleta conduzida por adolescente que realizava manobras perigosas em Matureia
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Polícia Militar prende suspeito por violência doméstica após agressões contra duas mulheres em Patos Mín. 22° Máx. 38°