
O Campeonato Brasileiro da Série D passará a ter 96 clubes a partir de 2026. O aumento no número de times foi anunciado nesta quarta-feira pela CBF, no rol do novo calendário do futebol brasileiro. A ampliação alterou os critérios de classificação para a quarta divisão, e o ge destrincha, abaixo, como as vagas serão distribuídas.
Os 96 participantes da edição do próximo ano só serão devidamente conhecidos após a divulgação do Ranking Nacional de Clubes (RNC), em dezembro.
Primeiro é preciso entender o pacote. São quatro critérios adotados pela CBF, a saber:
Um critério se sobrepõe ao outro. Por exemplo: o ABC tem vaga por ser rebaixado da Série C (critério 1) e também via campeonato estadual (critério 2). Nesse caso, a segunda entrada vai para o terceiro colocado do Campeonato Potiguar — no caso, o Laguna.
A situação fica mais complexa para os critérios 2 e 3. Se um time conseguir a vaga via estaduais ou copas estaduais (critério 2) e também pela Série D do ano anterior (critério 3), a vaga em aberto vai para o Ranking Nacional de Clubes (critério 4).
É o caso, por exemplo, do Imperatriz que conquistou a vaga via Campeonato Maranhense e também chegou à segunda fase da Série D. Nesse caso, a vaga da competição nacional será preenchida por um time melhor posicionado do RNC que não esteja na disputa de nenhuma das quatro divisões do Campeonato Brasileiro.
Entendeu? Para facilitar, veja abaixo quem está garantido em cada critério e quantas vagas são destinadas para o RNC.
Esse é o critério mais óbvio — e o mais fácil — de se aplicar para a Série D de 2026. Os quatro times que caíram da Série C têm vaga assegurada na disputa.
Aqui tem a primeira mudança em relação aos últimos anos. A CBF destinava 60 vagas para as federações, preenchidas obrigatoriamente via estaduais ou copas. A diferença agora é que as quatro últimas no Ranking Nacional de Federações (RNF) tinha direito a apenas um time - casos de Roraima, Rondônia, Amapá e Mato Grosso do Sul. Agora elas ganharam um time a mais, totalizando os 64 times indicados pelas 27 federações estaduais.
Evidentemente é preciso aguardar a divulgação do RNC e do RNF atualizado, que servirá de base para os campeonatos de 2026. Mas a projeção feita pelo ge não deve mudar muito:
SP (4 times)
RJ-MG-RS-PR-CE-GO-SC-BA (3 times cada)
PE-AL-PA-MT-AM-RN-PB-MA-SE-DF-PI-ES-TO-AC-RO-RR-MS-AP (2 times cada)
A interpretação começa pelo terceiro critério. Todos os times que chegaram à segunda fase da Série D (excetuando-se os quatro que conseguiram o acesso) têm vaga assegurada. Só que 14 deles conseguiram a classificação no critério anterior (via estaduais e copas). Nesse caso, abrem-se a mesma quantidade de vagas para o quarto critério (do RNC).
Um ponto importante: alguns clubes classificados nesse critério podem ainda conseguir vagas pelas copas estaduais. São os casos de São José-RS e Marcílio Dias. Se isso acontecer, eles ficam com a vaga pelo critério 2 e abrem mais duas vagas para o critério 4, dos times classificados via Ranking Nacional de Clubes.
O número de vagas do último critério é flexível. Depende de quantas sobrarem após o preenchimento dos três primeiros critérios. Pela composição atual, sobram 14 vagas, que podem aumentar para 17 casos São José-RS e Marcílio Dias consigam a classificação pelas copas estaduais.
O RNC será divulgado apenas em dezembro, com o fechamento das competições nacionais e sul-americanas. Mas o ge fez uma projeção atual dos clubes que não estão em nenhuma divisão e seriam beneficiados neste cenário.
Vale lembrar ainda que Brasil de Pelotas e Concórdia ainda disputam copas estaduais e, se vencerem, se classificarão pelo critério 2. Aí outros dois times seriam pinçados via RNC. Isso também vale em caso de desistência de algum time com vagas nos critérios 3 e 4. Nesse caso, o ge fez uma nova projeção de mais sete times que estariam numa lista de espera via RNC.
Outra mudança importante é o número de times que vão subir. A partir de agora, seis times vão garantir o acesso para a Série C. A Série D 2026 começará no dia 5 de abril e irá até o dia 13 de setembro. Os 96 times serão divididos em 16 grupos de 6 clubes na primeira fase (classificam-se quatro de cada chave)
A segunda fase terá 64 times, em jogos eliminatórios. Os 32 classificados da terceira fase estão garantidos na Série D do ano seguinte (excluídos os que garantem acesso à Série C). Os quatro eliminados nas quartas de final jogam playoffs por duas vagas na Série C.
Vale lembrar também que o campeão da Série D vai garantir vaga para a terceira fase da Copa do Brasil do ano seguinte.
Fonte: ge PB
NOVO MANTO! Esporte de Patos lança uniforme retrô inspirado na camisa de 1983 para a Copa Paraíba
SUL-AMERICANA Vasco vence Boca Juniors com um a menos na Bombonera e abre vantagem na semifinal da Sul-Americana
BRASILEIRÃO Cruzeiro perde para o Red Bull Bragantino e fica fora da zona de classificação à Libertadores
BRASILEIRÃO Athletico goleia a Chapecoense e volta ao G3
BRASILEIRÃO Marçal faz contra, mas Botafogo busca empate com o Coritiba fora de casa pelo Brasileirão
DÍVIDAS Fillipe Félix apresenta dados financeiros do Botafogo-PB e fala em prejuízo mensal de R$ 1,6 mi
BRASILEIRÃO Mirassol perde pênalti no último lance, e Bahia vence duelo em casa pelo Brasileiro
SEGUNDA DIVISÃO 2ª divisão do Paraibano 2026: confira classificados às semifinais, aos playoffs e os rebaixados
BRASILEIRÃO Palmeiras atropela o Corinthians, segue na cola do líder Flamengo e deixa rival ameaçado de rebaixamento Mín. 22° Máx. 37°