
Quatro dias após ter sido presa preventivamente por acusação de extorsão e estelionato, a cigana Rosineide Pereira, de 59 anos, teve a prisão preventiva revogada nesta segunda-feira (13). A decisão foi proferida pelo juiz Mathews Francisco Rodrigues de Souza do Amaral, da Vara Única de Imaculada, pertencente à Comarca de Água Branca, o mesmo magistrado que havia decretado sua prisão no dia 28 de fevereiro deste ano.
Rosineide havia sido presa na última quinta-feira (9) na cidade de Equador (RN), onde vive parte de seus familiares, e transferida posteriormente para o Presídio Regional Feminino de Patos, no Sertão da Paraíba. Ela é acusada de ter se aproveitado da prática de quiromancia (leitura das mãos) para obter vantagem financeira sobre uma cliente em Imaculada (PB).
A decisão de soltura atendeu a um pedido do Ministério Público da Paraíba, que se manifestou neste domingo (12) reconhecendo que a acusada possui residência fixa, bons antecedentes e comorbidades de saúde, entre elas uma doença cardíaca. O MP defendeu a substituição da prisão por medidas cautelares diversas, conforme o artigo 319 do Código de Processo Penal.
Entre as medidas impostas pela Justiça estão:
O magistrado também dispensou o pagamento de fiança, condicionando o alvará de soltura à citação formal da ré e à atualização de seus dados pessoais e de residência.
Rosineide deixou o presídio pelo portão da frente no início da tarde. À espera estavam dois de seus filhos, Françoir Targino Pereira e Francisco Tiago Targino, que se emocionaram ao reencontrar a mãe após quatro dias de detenção.
Representantes do Núcleo Jurídico Francisca Vasconcelos, vinculado ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Patos (CMDM), acompanharam todo o processo de soltura. A advogada Danielle Marinho e a presidente do CMDM, Samara Oliveira, estiveram no local garantindo o cumprimento da decisão judicial.
De acordo com a denúncia, em julho de 2021, uma mulher procurou a Polícia Civil de Imaculada alegando ter sido enganada por Rosineide, que teria cobrado R$ 2.000,00 para “remover trabalhos espirituais” supostamente feitos pela amante do marido da vítima.
Rosineide, por sua vez, afirma que apenas prestou o serviço de leitura de mãos, pelo valor combinado, e que orientou a cliente a acender velas e fazer orações, negando qualquer prática de ameaça ou extorsão.
Pouco tempo após o pagamento, a vítima procurou a delegada Dacinaura Alves de Assis, alegando ter sido coagida a pagar mais R$ 900,00 sob ameaça de novos “trabalhos espirituais”. A cigana nega a acusação e diz que devolveu o valor inicial recebido.
Após a denúncia, Rosineide foi localizada em Tabira (PE), na casa da mãe, por meio de uma armadilha montada pela vítima com apoio da polícia. Ela foi chamada para uma nova consulta e acabou sendo surpreendida e levada à delegacia.
Durante os dois anos seguintes, o processo tramitou entre a Polícia Civil e o Ministério Público, mas Rosineide não foi localizada. O juiz considerou a ré foragida e decretou sua prisão preventiva em fevereiro de 2024.
A prisão só foi cumprida na semana passada, após diligências em Equador (RN). A cigana foi então transferida para Patos, onde ficou custodiada até a decisão desta segunda-feira.
Agora em liberdade provisória, Rosineide Pereira deverá cumprir todas as medidas cautelares determinadas pela Justiça e comparecer periodicamente ao juízo de seu domicílio. O processo criminal segue em tramitação, e ela responde pelos crimes de estelionato (art. 171) e extorsão (art. 158) do Código Penal Brasileiro.
A advogada de defesa afirmou que confia na inocência da cliente e que pretende provar, ao longo do processo, que Rosineide não praticou nenhum ato de coação ou fraude, tratando-se de uma “interpretação equivocada de uma consulta espiritual”.
Por Patos Online
Com informações do Portal 40 Graus
Moto apreendida Polícia Militar apreende motocicleta com sinais de adulteração na cidade de Malta
Transferência Chefões do CV são levados para o mesmo presídio de Beira-Mar
Susto Princípio de incêndio em veículo é registrado no Centro de Patos nesta quarta-feira (12)
Mandado de Prisão Polícia Civil prende dois homens com mandados de prisão em aberto, em Santa Luzia
Tráfico de drogas Polícia Civil apreende grande quantidade de maconha e prende suspeito de tráfico em Coremas
Planejamento 3º BPM realiza reunião de planejamento e define diretrizes estratégicas para ações de segurança pública
Protesto Ribeirinhos bloqueiam PB-400 em protesto contra baixa no nível do Açude Engenheiro Avidos, no Sertão da Paraíba
Acidente na Serra Caminhão carregado com ração tomba na Serra do Teixeira na manhã desta quarta-feira (12); motorista sai ileso
Em flagrante VÍDEO: Mulher é flagrada furtando produtos em farmácia, em Patos Mín. 22° Máx. 35°