Domingo, 07 de Dezembro de 2025
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Policial Fraude em concurso

‘Máfia dos Concursos’: condenado por matar defensora pública na PB passou no CNU por meio de esquema de fraudes

De acordo com o inquérito que investiga a fraude, Eduardo Paredes, condenado pela morte de Fátima Lopes, então defensora pública geral do estado, pagou para ser beneficiado no esquema de fraudes e foi aprovado para o cargo de auditor fiscal.

13/10/2025 às 22h49 Atualizada em 14/10/2025 às 12h34
Por: Felipe Vilar Fonte: g1 PB
Compartilhe:
Foto: André Resende/G1
Foto: André Resende/G1

Condenado por matar a então defensora pública geral da Paraíba, Fátima Lopes, Eduardo Paredes, foi um dos beneficiados da “Máfia dos Concursos”, como ficou conhecido o esquema de fraudes feito por um grupo familiar de Patos, no Sertão da Paraíba, que foi desarticulado em uma operação da Polícia Federal.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

Em março de 2013, Eduardo foi condenado a 12 anos de prisão pela morte da defensora pública em um acidente de trânsito no cruzamento da Avenida Epitácio Pessoa com a Rua João Domingos, no bairro de Miramar, em João Pessoa. No mesmo acidente, o marido da vítima, Carlos Martinho, ficou gravemente ferido.

De acordo com o inquérito que investiga a fraude, Eduardo foi investigado por ter o nome ligado a uma das integrantes do grupo criminoso suspeito das fraudes. Durante as investigações, mandados de busca e apreensão foram cumpridos, além de material eletrônico analisado.

O g1 não conseguiu localizar a defesa de Eduardo Paredes até a última atualização desta reportagem.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

Na análise de aparelhos eletrônicos, foi encontrado um pagamento feito por Eduardo em favor de Laís Giselly Nunes de Araújo, esposa de um dos chefes da organização, que é investigada como beneficiária das fraudes. O pagamento em questão foi de R$ 7.310,37. Conforme as investigações, o dinheiro tinha o intuito de pagar pela aprovação no Concurso Nacional Unificado (CNU), em 2024.

O grupo cobrava até R$ 500 mil por vaga e usava tecnologia para burlar os sistemas de segurança das bancas, incluindo dublês, pontos eletrônicos implantados cirurgicamente e comunicação em tempo real durante as provas.

Entre as provas apontadas pela Polícia Federal como índicios do beneficiamento para Eduardo Paredes foi que o gabarito dele na prova para auditor fiscal no concurso era idêntico a de duas outras pessoas, também apontados como integrantes da organização, Valmir Sousa e Ariosvaldo Júnior.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Conforme a PF, com a ajuda do grupo criminoso, Eduardo Paredes passou na primeira etapa do concurso para Auditor Fiscal do Trabalho, no entanto, foi reprovado no curso de formação, a segunda etapa do certame. Laís Giselly Nunes também fez o mesmo concurso e foi aprovada, mas reprovou no curso de formação.

No processo, o Ministério Público Federal (MPF) pediu a Justiça que mantivesse o suspeito como investigado, sob o argumento de que poderia haver recuperação no curso de formação e eventual tomada de posse no cargo.

A morte de Fátima Lopes

Apesar da condenação pelo crime ter sido em 2013, Eduardo Paredes começou a ser investigado pela morte da então defensora pública geral, em 24 de janeiro de 2010, quando acidente aconteceu.

Ele foi condenado por cometer homicídio doloso, quando há intenção de matar e também por lesão corporal culposa. Ele teria ultrapassado o sinal vermelho, dirigido em alta velocidade e sob efeito de bebida alcoólica, assumindo o risco de uma morte.

Eduardo Paredes também foi investigado por matar a comerciante Maria José dos Santos, em junho de 2010, em João Pessoa, também em um acidente de trânsito.

Fonte: g1 PB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 18h01 - Fonte: ClimaTempo
32°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 35°

Seg 35°C 24°C
Ter 36°C 23°C
Qua 37°C 22°C
Qui 37°C 23°C
Sex 37°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras