
Um vídeo publicado nas redes sociais por Emilly Gianni tem mobilizado internautas de Patos e região. A jovem faz um apelo por doações de sangue e plaquetas para sua mãe, Jaira da Silva Barbosa de Dantas, residente em Patos, que está internada em estado delicado no Hospital da Unimed, na Ilha do Retiro, em Recife (PE).
De acordo com o relato emocionado de Emilly, Jaira enfrenta complicações graves após rejeitar um transplante de medula óssea. A paciente contraiu um fungo no pulmão, o que impediu temporariamente a realização de um novo transplante, e agora precisa com urgência de plaquetas irradiadas e filtradas, um tipo específico e mais difícil de encontrar nos bancos de sangue.
“Ela recebeu alta na sexta-feira, mas já estava com as plaquetas muito baixas. No domingo, caiu para 15 mil, e hoje já está com 8 mil. O ideal seria acima de 150 mil”, contou Emilly no vídeo.
Segundo ela, o Banco de Sangue Hemato (GSH), responsável pelo fornecimento de plaquetas e hemocomponentes em Recife, está com estoque zerado do tipo necessário para o tratamento da mãe. “Está muito difícil de encontrar a plaqueta que ela precisa, porque é um tipo diferente, irradiado por aférese”, explicou.
Ainda conforme o vídeo, Jaira precisou retornar ao hospital nesta segunda-feira (13) após apresentar febre e fortes dores no pulmão. Ela aguarda vaga em um leito de UTI, já que as alas destinadas ao tratamento de pacientes com problemas de medula estão lotadas.
Emilly pediu que pessoas que moram em Recife ou em cidades próximas possam doar sangue ou plaquetas no GSH (Hemato Recife), informando o nome completo da paciente:
Jaira da Silva Barbosa de Dantas, internada no Hospital da Unimed – Torre 3, Ilha do Retiro.
“Se você tem parente, conhecido ou amigo em Pernambuco, peça pra doar. Pode ser sangue ou plaqueta. Cada doação pode ajudar muito minha mãe e outras pessoas que também estão precisando”, reforçou Emilly.
A jovem ainda agradeceu as mais de 100 doações realizadas meses atrás, quando a mãe passou por um quadro semelhante, mas explicou que, por questões de logística entre os estados, as doações feitas na Paraíba não puderam ser direcionadas à paciente internada no Pernambuco.
“Na época muita gente ajudou, e foi lindo. Mesmo que não tenha ido pra minha mãe, ajudou outras pessoas. Agora, a gente pede novamente essa força, mas em Recife”, disse emocionada.


Emilly agradeceu o apoio e as orações:
“Agradeço de coração a cada pessoa que compartilhar ou doar. Estamos confiando em Deus e na solidariedade das pessoas. Vai dar tudo certo.”
Ver essa foto no Instagram
Por Patos Online
Pedido de ajuda Moradora do Salgadinho pede ajuda após perder tudo em incêndio em Patos
PODPATOS PODCAST: Nonato Costa participa do PodCast PatosOnline nesta quinta-feira (04)
ENCONTRADO Jovem desaparecido em Patos é localizado na BR-230 com apoio do Corpo de Bombeiros
Falta de água Moradores de diversos bairros de Patos denunciam falta de água e relatam situação crítica; Cagepa aponta novo ropimento na adutora como causa
Natal da Gente Prefeitura de Patos lança programação cultural do Natal da Gente 2025
DEZEMBRO VERMELHO Dezembro Vermelho: Infectologista do CTA de Patos alerta para aumento de casos de HIV entre jovens no Sertão Mín. 24° Máx. 36°