
Um vídeo publicado nas redes sociais por Emilly Gianni tem mobilizado internautas de Patos e região. A jovem faz um apelo por doações de sangue e plaquetas para sua mãe, Jaira da Silva Barbosa de Dantas, residente em Patos, que está internada em estado delicado no Hospital da Unimed, na Ilha do Retiro, em Recife (PE).
De acordo com o relato emocionado de Emilly, Jaira enfrenta complicações graves após rejeitar um transplante de medula óssea. A paciente contraiu um fungo no pulmão, o que impediu temporariamente a realização de um novo transplante, e agora precisa com urgência de plaquetas irradiadas e filtradas, um tipo específico e mais difícil de encontrar nos bancos de sangue.
“Ela recebeu alta na sexta-feira, mas já estava com as plaquetas muito baixas. No domingo, caiu para 15 mil, e hoje já está com 8 mil. O ideal seria acima de 150 mil”, contou Emilly no vídeo.
Segundo ela, o Banco de Sangue Hemato (GSH), responsável pelo fornecimento de plaquetas e hemocomponentes em Recife, está com estoque zerado do tipo necessário para o tratamento da mãe. “Está muito difícil de encontrar a plaqueta que ela precisa, porque é um tipo diferente, irradiado por aférese”, explicou.
Ainda conforme o vídeo, Jaira precisou retornar ao hospital nesta segunda-feira (13) após apresentar febre e fortes dores no pulmão. Ela aguarda vaga em um leito de UTI, já que as alas destinadas ao tratamento de pacientes com problemas de medula estão lotadas.
Emilly pediu que pessoas que moram em Recife ou em cidades próximas possam doar sangue ou plaquetas no GSH (Hemato Recife), informando o nome completo da paciente:
Jaira da Silva Barbosa de Dantas, internada no Hospital da Unimed – Torre 3, Ilha do Retiro.
“Se você tem parente, conhecido ou amigo em Pernambuco, peça pra doar. Pode ser sangue ou plaqueta. Cada doação pode ajudar muito minha mãe e outras pessoas que também estão precisando”, reforçou Emilly.
A jovem ainda agradeceu as mais de 100 doações realizadas meses atrás, quando a mãe passou por um quadro semelhante, mas explicou que, por questões de logística entre os estados, as doações feitas na Paraíba não puderam ser direcionadas à paciente internada no Pernambuco.
“Na época muita gente ajudou, e foi lindo. Mesmo que não tenha ido pra minha mãe, ajudou outras pessoas. Agora, a gente pede novamente essa força, mas em Recife”, disse emocionada.


Emilly agradeceu o apoio e as orações:
“Agradeço de coração a cada pessoa que compartilhar ou doar. Estamos confiando em Deus e na solidariedade das pessoas. Vai dar tudo certo.”
Ver essa foto no Instagram
Por Patos Online
Análise Afinal, já somos ou não uma sociedade com maioria de idosos?
Falta de médico Mãe relata falta de médico no CAPS Infantil do bairro Maternidade, em Patos; Secretaria afirma que situação deve ser resolvida até o fim do mês
Fake News Gerente da Cagepa desmente cronograma de rodízio de abastecimento que circula em grupos de WhatsApp em Patos
Pedido de ajuda Moradora pede ajuda para resgate de cachorra ferida em Santa Gertrudes
Solicitação Vereadora Fátima Bocão apresenta requerimento cobrando a instalação de Centro de Referência para Proteção do Idoso em Patos
Mercado de Patos Prefeitura de Patos divulga funcionamento dos mercados e feira livre no feriado da Proclamação da República
Galeria estourada Moradora denuncia galeria estourada há 10 dias no bairro da Liberdade, em Patos; secretário garante agilidade no conserto
Empreendedorismo Prefeitura de Patos e Sebrae realizam nova edição do programa Juventude Empreendedora
Agricultura Agricultora reclama de desorganização na distribuição de soja em Patos; secretário de Agricultura explica alta demanda e defende o programa Mín. 22° Máx. 35°