
Durante agenda oficial em Campina Grande, na última segunda-feira (13), o governador da Paraíba, João Azevêdo, foi abordado por representantes da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (ADUEPB). O encontro ocorreu na chegada do gestor ao Cine Teatro São José, onde acontecia a entrega da reforma da Sala de Cinema, no centro da cidade.
Os professores aproveitaram o momento para cobrar um posicionamento do governo estadual sobre as demandas que motivaram a greve da categoria, iniciada em 22 de setembro. Entre as reivindicações estão o pagamento de retroativos, a recomposição salarial e a realização de concursos públicos para docentes.
Durante a abordagem, houve um breve embate verbal. João Azevêdo afirmou que a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) possui autonomia financeira e que, portanto, as questões relativas aos pagamentos e reajustes caberiam à reitoria da instituição. O governador ressaltou ainda que o Estado “tem atuado além do que seria sua obrigação” no apoio à universidade.
Em resposta, uma representante da ADUEPB argumentou que o chefe do Executivo estadual precisa receber e ouvir a categoria, reforçando a necessidade de diálogo direto para buscar soluções.
Ver essa foto no Instagram
Nesta terça-feira (14), os(as) professores(as) da UEPB realizaram uma assembleia de greve, no auditório da Assembleia Legislativa, avaliaram o movimento e conjuntura e decidiram por continuar a paralisação.
Os docentes apresentaram propostas de intensificação das atividades da greve e da busca de negociação. Eles reivindicam o pagamento do retroativo das progressões de carreira, a recomposição do orçamento da universidade, com o cumprimento da Lei de Autonomia (Nº 7643/2004), a realização de novos concursos para professor efetivo, já que a universidade ainda possui um número elevado de docentes temporários (393), a convocação dos selecionados para o padrasto de reserva e a instalação de uma mesa de negociação para discutir as perdas salariais de 22,9%, acumuladas nos últimos 04 anos.
A greve dos docentes segue mantida em todos os campi da UEPB, localizados em Campina Grande, João Pessoa, Patos, Monteiro, Catolé do Rocha, Araruna e Guarabira.
Por Patos Online
Formatura Formatura do ABC celebra primeiros passos na educação infantil em São José do Bonfim
Fim da greve! Após fim da greve dos professores, novo calendário acadêmico da UEPB deve ser definido na terça (9)
Convocação Educação da Paraíba vai convocar professores aprovados em concurso no início de 2026, afirma secretário
Concurso público Governo do Estado homologa resultado do concurso para professor da Secretaria da Educação
Destaque SESI Patos tem cinco projetos do ensino médio premiados na FENECIT e garante vagas para representar o Brasil na Itália, Peru, São Paulo e Amapá
FENECIT Estudantes do SESI Patos conquistam 1º lugar na categoria engenharia em feira científica no Recife e vão representar o Brasil na Itália
FENECIT Trio de Catingueira, estudantes do SESI Patos, conquista 1º lugar em Ciências Agrárias na Fenecit 2025 — e poderá apresentar projeto na Itália
Contas reprovadas TCE reprova as contas da Educação do Estado relativas a 2022 e imputa débito a ex-secretário
Concurso público IFPB prorroga inscrições do concurso para professor com salários de até R$ 13 mil Mín. 23° Máx. 35°