
Bares, restaurantes e lanchonetes na Paraíba deverão, a partir de agora, treinar seus funcionários para realizar a manobra de Heimlich, técnica essencial para o socorro em casos de engasgo. A determinação está prevista na Lei nº 13.985, de autoria do deputado estadual Felipe Leitão, sancionada pelo governador João Azevêdo e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (14).
De acordo com o texto, os estabelecimentos deverão oferecer treinamento prático anual a seus colaboradores e fixar cartazes explicativos sobre o procedimento em locais visíveis tanto ao público quanto aos funcionários. O treinamento deverá ser ministrado por profissionais da área de saúde com habilitação para ensinar noções de primeiros socorros.
A nova legislação tem como objetivo aumentar a segurança dos clientes e evitar mortes por asfixia, especialmente em locais onde o consumo de alimentos é intenso. A lei determina ainda que o Poder Executivo estadual terá um prazo de 60 dias para regulamentar os critérios de fiscalização, definir sanções em casos de descumprimento e estabelecer padrões para os materiais informativos.
A manobra de Heimlich é uma técnica simples e eficaz de primeiros socorros utilizada em casos de engasgo por obstrução das vias respiratórias — geralmente causada por alimentos ou objetos.
A técnica consiste em aplicar compressões abdominais rápidas e firmes para forçar a saída do objeto que impede a respiração. A forma de execução varia conforme a faixa etária: deve ser adaptada para bebês, crianças e adultos.
Em situações em que, após um engasgo, a pessoa não consegue falar, tossir ou respirar, é fundamental agir rapidamente. Caso, após três tentativas, o indivíduo não recupere a respiração, é necessário acionar imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), pelo número 192, válido em todo o Brasil.
Com a nova lei, a Paraíba se torna um dos poucos estados do país a instituir a obrigatoriedade do ensino da manobra de Heimlich em estabelecimentos alimentícios, reforçando a importância da prevenção e do preparo de profissionais para lidar com emergências cotidianas que podem salvar vidas.
Por Patos Online
Com informações do g1 PB
Câmara de Patos Presidente da Câmara de Patos apresenta balanço das atividades legislativas de 2025
Ação parlamentar Samuel Pinto destaca trabalho nos primeiros meses de mandato e reforça parceria com o Governo Municipal
Entrevista Cicinho Lima é o entrevistado do Radar neste sábado (20), na Rádio Espinharas FM e nas plataformas do Patosonline.com
Laudo Laudo da PF diz que Bolsonaro precisa de cirurgia para hérnia
Ação da PF Sóstenes diz que R$ 400 mil apreendidos pela PF são de venda de imóvel
Operação PF apreende cerca de R$ 400 mil na casa de Sóstenes Cavalcante
Cota parlamentar PF cumpre mandados de busca contra os deputados Sóstenes e Jordy por desvio de cota parlamentar
Balanço Vereador Júnior Contigo encerra primeiro ano de mandato com foco em emendas aprovadas e diálogo direto com a população
Crise hídrica Vereadores Fátima Bocão e Rafael da Civil cobram ações diante da crise hídrica em Patos Mín. 23° Máx. 36°