Sábado, 20 de Dezembro de 2025
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
Banner Vera Cruz Topo
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Política Acolhimento familiar

Câmara Municipal de Patos aprova, por unanimidade, projeto de lei que institui ações permanentes de incentivo à adoção tardia e fortalece políticas de acolhimento familiar

O projeto tem como propósito central combater preconceitos e desinformações acerca da adoção de crianças mais velhas, de grupos de irmãos ou com deficiência, promovendo uma visão mais humana e realista sobre o tema.

15/10/2025 às 23h00 Atualizada em 16/10/2025 às 12h36
Por: Felipe Vilar Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Patos aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei de autoria da vereadora Nadir Rodrigues, que institui ações permanentes de incentivo e conscientização sobre a adoção tardia no âmbito do município.

Continua após a publicidade
Banner Energisa Topo

A proposição representa um avanço significativo nas políticas públicas voltadas à infância e à juventude, ao propor a realização de campanhas educativas, parcerias interinstitucionais e atividades de mobilização social destinadas a sensibilizar a população sobre a importância de garantir às crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente o direito fundamental à convivência familiar e comunitária.

O projeto tem como propósito central combater preconceitos e desinformações acerca da adoção de crianças mais velhas, de grupos de irmãos ou com deficiência, promovendo uma visão mais humana e realista sobre o tema.

Na justificativa da matéria, a vereadora Nadir Gerlane ressaltou que a adoção é um gesto de amor e cidadania que transcende a idade e o tempo.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

“É preciso compreender que cada criança e adolescente tem o direito de crescer em um ambiente familiar que lhe proporcione afeto, cuidado e oportunidades para se desenvolver plenamente. A adoção tardia é uma forma de restaurar esse direito, muitas vezes negado pela espera prolongada em abrigos”, pontuou.

Com a aprovação unânime, o Legislativo patoense reafirma seu compromisso com a proteção integral da infância e da juventude, em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e com os valores constitucionais que consagram a família como núcleo essencial da sociedade.

A aprovação do projeto representa um marco simbólico e social na consolidação de uma cultura de acolhimento e empatia, na qual o amor e o cuidado se sobrepõem a qualquer critério etário, fortalecendo o compromisso do município de Patos com a dignidade humana e a inclusão afetiva.

Continua após a publicidade
Banner Vera Cruz

Por Assessoria

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 14h01 - Fonte: ClimaTempo
36°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 36°

Dom 37°C 23°C
Seg 35°C 24°C
Ter 36°C 23°C
Qua 37°C 24°C
Qui 37°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras