
Um grave acidente com um ônibus deixou mortos e feridos, na noite desta sexta-feira (17), na BR-423, entre os municípios de Paranatama e Saloá, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), foram, ao menos, 17 mortos. Havia 40 pessoas no coletivo, número maior do que havia sido declarado, e algumas podem ter pego carona no veículo.
De acordo com informações da PRF, o ônibus acessou a contramão e atingiu rochas que estavam às margens da rodovia. Em seguida, o condutor conseguiu retornar ao sentido correto, mas colidiu novamente em um barranco de areia antes de tombar. O trecho é conhecido como Serra dos Ventos.
Imagens enviadas à TV Globo mostram o veículo tombado na pista e ambulâncias correndo em direção ao local.
O veículo era conduzido por dois motoristas, que se revezavam durante o trajeto. Ambos sobreviveram. O motorista que estava ao volante no momento do acidente relatou aos policiais que houve uma falha no sistema de freios, o que fez com que ele perdesse o controle da direção.
O ônibus saiu de Brumado (BA), com destino a Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste pernambucano, para realizar compras em um centro atacadista. O veículo seguia de volta para a Bahia quando sofreu o acidente num trecho conhecido como Serra dos Ventos.
De acordo com o policial rodoviário federal Luciano Holanda, chefe de Policiamento e Fiscalização da PRF em Garanhuns, cidade próxima a Paranatama, o veículo era de turismo e tinha autorização de fretamento válida.
"Ele foi fretado por uma empresa. Eles tinham um termo de autorização de fretamento que, inclusive, está válido, está vigente, ou seja, não é um ônibus clandestino, é um ônibus que fez um frete, contratou, ele recebeu esse termo, essa autorização para o fretamento, para essa viagem específica", afirmou.
De acordo com a empresa baiana BF Turismo, contratada para realizar a viagem, os passageiros são das cidades de Monte Azul, Porteirinha e Janaúba, em Minas Gerais; e Urandi, Caetité, Caculé, Boquira, Rio do Pires, Dom Basílio, Barra da Estiva, Aracatu e Vila Mariana, na Bahia.
Segundo a SDS, 11 dos corpos foram levados para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, no Agreste, e seis foram para a sede do órgão, no Recife. São 11 mulheres, quatro homens e mais duas pessoas sem gênero divulgado.
Nos dois locais, devem passar por perícias e procedimentos de identificação. A SDS disse que, por serem vítimas da Bahia e Minas Gerais, a identificação será feita por meio de fichas papiloscópicas, que contêm dados como impressões digitais, nome, filiação e RG. Esses documentos serão enviadas pelos institutos desses estados.
"As forças públicas de segurança de Pernambuco expressam sua solidariedade às vítimas, seus familiares e amigos neste momento difícil", informou a SDS.
Também por meio de nota, a empresa BF Turismo lamentou o acidente e disse que uma equipe está a caminho de Pernambuco para acompanhar a situação, prestar assistência e reunir informações.
Ainda segundo a PRF, alguns passageiros foram arremessados do veículo, o que indica que parte deles pode estar sem cinto de segurança. O número exato de feridos ainda não foi confirmado. As vítimas foram inicialmente encaminhadas para o Hospital de Saloá, e depois encaminhadas para o Hospital Regional Dom Moura (HRDM), em Garanhuns.
Entre os atendidos, a situação era a seguinte, na tarde do sábado:
Equipes da PRF, da Polícia Militar, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Corpo de Bombeiros, do Instituto de Criminalística (IC) e da Polícia Civil foram acionadas.
O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado por volta das 20h e enviou cinco viaturas de salvamento, resgate e comando operacional.
Fonte: g1 PE
Incêndio Incêndio atinge residência em Catingueira e mobiliza Corpo de Bombeiros
Moto apreendida Polícia Militar apreende motocicleta com sinais de adulteração na cidade de Malta
Transferência Chefões do CV são levados para o mesmo presídio de Beira-Mar
Susto Princípio de incêndio em veículo é registrado no Centro de Patos nesta quarta-feira (12)
Mandado de Prisão Polícia Civil prende dois homens com mandados de prisão em aberto, em Santa Luzia
Tráfico de drogas Polícia Civil apreende grande quantidade de maconha e prende suspeito de tráfico em Coremas
Planejamento 3º BPM realiza reunião de planejamento e define diretrizes estratégicas para ações de segurança pública
Protesto Ribeirinhos bloqueiam PB-400 em protesto contra baixa no nível do Açude Engenheiro Avidos, no Sertão da Paraíba
Acidente na Serra Caminhão carregado com ração tomba na Serra do Teixeira na manhã desta quarta-feira (12); motorista sai ileso Mín. 22° Máx. 35°