
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) emitiu uma recomendação para que os vereadores da Câmara Municipal de Patos, no Sertão paraibano, não antecipem as eleições para a Mesa Diretora referentes ao segundo biênio da atual legislatura. O documento foi assinado pelo promotor Caio Terceiro Neto Parente Miranda na noite da última quinta-feira (23).
A recomendação surgiu após o MPPB ser informado, em 8 de junho, de que a Câmara havia editado uma resolução antecipando o pleito, o que pode contrariar o entendimento consolidado do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o STF, as eleições para os cargos da Mesa Diretora devem ocorrer a partir de outubro do ano anterior ao início do mandato, respeitando o intervalo de até três meses antes da posse.
O promotor destacou que a própria Procuradoria da Câmara reconheceu a inconstitucionalidade da antecipação e emitiu parecer sugerindo que o processo eleitoral ocorra dentro do prazo previsto pela Corte.
Além da recomendação, o Ministério Público determinou a instauração de um inquérito civil para investigar a possível inconstitucionalidade das normas da Câmara que tratam da eleição da Mesa Diretora.
O objetivo é apurar eventuais lesões aos princípios democráticos e republicanos. O inquérito terá duração inicial de um ano, com possibilidade de prorrogação.
Patosonline.com
Com informações do MaisPB
Homenagem Segundo Domiciano parabeniza Patos pelos 122 anos de elevação à categoria de cidade
ALPB Presidente da ALPB, Adriano Galdino, recebe título de Cidadão Patoense e reafirma compromisso com o desenvolvimento de Patos
Aniversário de Patos Durante sessão especial, vice-governador Lucas Ribeiro destaca avanços em Patos e recebe título de Cidadão Patoense
Churrasco Procon/Patos realiza pesquisa de preço de kit de churrasco
Homenagem Patos celebra 122 anos de elevação à categoria de cidade em Sessão Solene na Câmara Municipal
Reconhecimento Lucas Ribeiro recebe título de cidadão patoense durante celebração dos 122 anos de Patos
Vaquinha solidária Família patoense que teve casa atingida por incêndio faz vaquinha solidária para reconstruir moradia
Outubro Rosa Mastologista Ana Rita Guedes reforça importância da prevenção ao câncer de mama no Hospital do Bem
UPA Médico da UPA do Jatobá alerta para a baixa umidade do ar e o risco de problemas respiratórios em Patos
Mín. 22° Máx. 35°