
Representantes dos governos brasileiro e estadunidense se encontram na manhã desta segunda-feira (27/10) na Malásia, noite do domingo (26/10) no horário de Brasília, segundo fontes palacianas. Trata-se do começo da negociação sobre o tarifaço, resultado da primeira reunião entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos Estados Unidos, Donald Trump.
A reunião desta segunda será encabeçada pelo ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o representante de comércio dos Estados Unidos (USTR), Jamieson Greer. Ambos acompanharam Lula e Trump no primeiro encontro dos presidentes, que até então apenas tinham se cumprimentado na Assembleia Geral da ONU, em setembro.
Veja a íntegra do encontro entre Lula e Trump aqui:
O Planalto entende que Trump deu sequenciais sinalizações de que deseja resolver logo o impasse, pois em todas as oportunidades optou por tocar a negociação o mais cedo possível. Primeiro, Trump escolheu a 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean). O evento na Malásia era a mais próxima agenda multilateral no radar tanto de Washington quanto de Brasília.
E, após a reunião com Lula deste domingo, Trump determinou que seus auxiliares começassem a negociar imediatamente o tarifaço. Nesse sentido, Vieira e Greer falaram ao telefone poucas horas depois e acertaram a conversa para esta segunda. Espera-se que, neste encontro, os norte-americanos apresentem, de fato, suas demandas.
De acordo com auxiliares que acompanharam a reunião entre os presidentes, Trump e Lula conversaram sobre termos gerais, mas o norte-americano ouviu mais que falou.
O brasileiro pediu a suspensão das tarifas enquanto as negociações estão em curso, e também se ofereceu para mediar a crise dos EUA com a Venezuela. O chefe da Casa Branca demonstrou vontade de resolver a questão econômica.
“Acho que vamos conseguir fazer alguns acordos muito bons que estamos discutindo, e eu acho que vamos acabar tendo um relacionamento muito bom”, adiantou o presidente dos Estados Unidos.
Fonte: Metrópoles
POLÍTICA Vereador de Campina Grande, Frank Alves anuncia apoio a Efraim Filho para o Governo da Paraíba
Prisão Polícia cumpre mandado de prisão na noite desta sexta-feira durante o São João de Patos
Eleições 2026 Pré-candidato apresidência, Ronaldo Caiado, cumpre agenda política na Paraíba na próxima semana
POLÍTICA PL Patos promove Arraiá da Direita e inaugura nova sede do diretório municipal
POLÍTICA Reitor do UNIFIP declara apoio à pré-candidatura de Olívia Motta à Assembleia Legislativa da Paraíba
EMBATE Hugo Motta fala em ‘desespero’ de Veneziano após gravação de vídeo com Lula
POLÍTICA Francisca Motta celebra aprovação do Orçamento da Criança e do Adolescente (OCA) e recorda projeto de lei apresentado na Assembleia
DINHEIRO EM ESPÉCIE PF apreende US$ 55 mil e 33 mil euros em endereços de Jaques Wagner
CONSCIENTIZAÇÃO Catingueira reforça apoio à campanha “Paraíba Sem Fogos com Barulho” Mín. 20° Máx. 33°