
Representantes dos governos brasileiro e estadunidense se encontram na manhã desta segunda-feira (27/10) na Malásia, noite do domingo (26/10) no horário de Brasília, segundo fontes palacianas. Trata-se do começo da negociação sobre o tarifaço, resultado da primeira reunião entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos Estados Unidos, Donald Trump.
A reunião desta segunda será encabeçada pelo ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o representante de comércio dos Estados Unidos (USTR), Jamieson Greer. Ambos acompanharam Lula e Trump no primeiro encontro dos presidentes, que até então apenas tinham se cumprimentado na Assembleia Geral da ONU, em setembro.
Veja a íntegra do encontro entre Lula e Trump aqui:
O Planalto entende que Trump deu sequenciais sinalizações de que deseja resolver logo o impasse, pois em todas as oportunidades optou por tocar a negociação o mais cedo possível. Primeiro, Trump escolheu a 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean). O evento na Malásia era a mais próxima agenda multilateral no radar tanto de Washington quanto de Brasília.
E, após a reunião com Lula deste domingo, Trump determinou que seus auxiliares começassem a negociar imediatamente o tarifaço. Nesse sentido, Vieira e Greer falaram ao telefone poucas horas depois e acertaram a conversa para esta segunda. Espera-se que, neste encontro, os norte-americanos apresentem, de fato, suas demandas.
De acordo com auxiliares que acompanharam a reunião entre os presidentes, Trump e Lula conversaram sobre termos gerais, mas o norte-americano ouviu mais que falou.
O brasileiro pediu a suspensão das tarifas enquanto as negociações estão em curso, e também se ofereceu para mediar a crise dos EUA com a Venezuela. O chefe da Casa Branca demonstrou vontade de resolver a questão econômica.
“Acho que vamos conseguir fazer alguns acordos muito bons que estamos discutindo, e eu acho que vamos acabar tendo um relacionamento muito bom”, adiantou o presidente dos Estados Unidos.
Fonte: Metrópoles
AUMENTO Congresso aprova reajuste e ganho extrateto a servidores; salários poderão chegar a R$ 77 mil
Caso Master Hugo Motta diz que CPI do Master respeitará fila de pedidos da Câmara
Gás do Povo Câmara aprova MP que cria o Programa Gás do Povo com botijão gratuito para famílias de baixa renda
Reajuste João Azevêdo anuncia reajuste salarial linear de 10% para todos os servidores do Estado
Agenda Prefeito de Salgadinho, Erivan Júlio, participa de imersão da CNM em João Pessoa com foco na captação de recursos
Câmara Federal Câmara retoma trabalhos e Motta tenta pacificação após um 2025 agitado
Crítica Presidente do TCE-PB critica gastos milionários com Carnaval e defende prioridade para serviços essenciais: “Não está acima da sede e da fome”
Eleições 2026 Em primeira pesquisa registrada em 2026, Segundo Domiciano aparece entre os 36 nomes possíveis eleitos para deputado estadual
Nepotismo MPPB recomenda exoneração de irmã da prefeita de Cajazeiras por suspeita de nepotismo Mín. 22° Máx. 37°