Domingo, 21 de Dezembro de 2025
Banner Dr Romulo
Banner Vera Cruz Topo
Banner Dra Priscylla
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Policial Megaoperação

Complexo do Alemão vira campo de guerra em megaoperação contra membros do Comando Vermelho

Durante a ação, que mobiliza 2.500 policiais para o cumprimento de 100 mandados no Rio de Janeiro, houve tiroteio e barricadas em chamas

28/10/2025 às 10h55 Atualizada em 28/10/2025 às 15h40
Por: Felipe Vilar Fonte: Metrópoles
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Os moradores dos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, acordaram nesta terça-feira (28/10) em meio a um cenário de guerra: fumaça, incêndios e intensas trocas de tiros entre as forças de segurança pública e criminosos do Comando Vermelho (CV). A ação faz parte da Operação Contenção, que cumpre 100 mandados de prisão e 150 de busca e apreensão contra traficantes ligados à facção. A megaoperação mobiliza 2.500 policiais e já resultou em cinco mortes, sendo quatro suspeitos e um policial.

Continua após a publicidade
Banner Energisa Topo
 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Patos Online (@patosonline)

Durante as primeiras horas da operação, a polícia apreendeu dois fuzis, uma pistola e nove motocicletas, além de prender 23 traficantes. As investigações indicam que pelo menos 30 criminosos são oriundos do Pará.

A operação segue em andamento. Bandidos reagiram com tiros e ergueram barricadas em chamas para tentar impedir o avanço das tropas. Informações preliminares apontam que os suspeitos eram da Bahia e do Espírito Santo; os feridos permanecem internados sob custódia no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Veja o balanço da operação:

  • São cumpridos 100 mandados de prisão e 150 de busca e apreensão;
  • Cinco pessoas morreram durante os confrontos, entre eles um policial civil identificado como Marcos Vinícius da 53ª DP. Informações preliminares apontam que os suspeitos eram da Bahia e do Espírito Santo;
  • No total, seis policiais foram feridos durante a megaoperação.
  • A polícia apreendeu 10 fuzis, uma pistola e nove motocicletas;
  • 23 traficantes foram presos até o momento.

Mais detalhes do caso:

  • As investigações indicam que pelo menos 30 criminosos são oriundos do Pará.
  • Bandidos reagiram com tiros e ergueram barricadas em chamas para tentar impedir o avanço das tropas.
  • Os feridos permanecem internados sob custódia no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha.
  • Um policial do Bope foi atingido de raspão na perna. Três pessoas inocentes também ficaram feridas: um homem em situação de rua levou um tiro nas costas e foi levado ao Getúlio Vargas.
  • Uma mulher, que treinava em uma academia, foi atingida e socorrida pelo marido; e outro homem foi baleado enquanto trabalhava em um ferro-velho.
  • A operação, que conta com a participação de promotores do Ministério Público Estadual, é resultado de mais de um ano de investigações da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE).
  • O objetivo é capturar lideranças criminosas do Rio e de outros estados, além de conter a expansão territorial da facção Comando Vermelho. Os dois complexos abrangem 26 comunidades.
  • Participam da ação policiais militares do Comando de Operações Especiais (COE), além de unidades operacionais da PM da capital e da região metropolitana.
  • Polícia Civil também mobilizou agentes de todas as delegacias especializadas, distritais, da Core, do Departamento de Combate à Lavagem de Dinheiro e da Subsecretaria de Inteligência.

“O poder é do Estado”

“Estamos atuando com força máxima e de forma integrada para deixar claro que o poder é do Estado. Os verdadeiros donos desses territórios são os cidadãos de bem, os trabalhadores. Seguiremos firmes na luta contra o crime organizado”, declarou o governador Cláudio Castro.

Ao longo do dia, as equipes seguem cumprindo os mandados expedidos pela Justiça. A Operação Contenção conta ainda com apoio tecnológico, incluindo o uso de drones, dois helicópteros, 32 blindados terrestres e 12 veículos de demolição do Núcleo de Apoio às Operações Especiais da PM.

A estrutura também inclui ambulâncias do Grupamento de Salvamento e Resgate para atendimento emergencial.

Continua após a publicidade
Banner Vera Cruz

Drones e bombas

Em retaliação à megaoperação das forças de segurança, traficantes do Comando Vermelho (CV) lançaram bombas com drones contra policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), a tropa de elite da Polícia Civil do RJ.

A operação, resultado de mais de um ano de investigações da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), conta com a participação de promotores do Ministério Público Estadual e tem como objetivo capturar lideranças criminosas do Rio e de outros estados, além de conter a expansão territorial do CV. Os complexos do Alemão e da Penha abrangem 26 comunidades.

Participam da ação policiais militares do Comando de Operações Especiais (COE), unidades operacionais da PM da capital e da região metropolitana, além de agentes de todas as delegacias especializadas, distritais, da Core, do Departamento de Combate à Lavagem de Dinheiro e da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil.

Fonte: Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 19h01 - Fonte: ClimaTempo
31°
Tempo limpo

Mín. 23° Máx. 37°

Seg 33°C 23°C
Ter 36°C 23°C
Qua 37°C 23°C
Qui 36°C 23°C
Sex 36°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras