
Moradores do Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, levaram ao menos 70 corpos para a Praça São Lucas, no interior da comunidade, na madrugada desta quarta-feira (29/10). Procuradas pela coluna Mirelle Pinheiro, do Metrópoles, as polícias Civil e Militar informaram que ainda contabilizam o número total de mortos.
Segundo relatos, os cadáveres foram encontrados na área de mata localizada entre os complexos do Alemão e da Penha, onde, na terça-feira (28), foi realizada a maior e mais letal operação policial da história do estado.
Ver essa foto no Instagram
Alguns dos mortos vestiam roupas camufladas normalmente usadas por soldados do Comando Vermelho (CV), facção alvo da ação. Enfileirados no chão, os corpos foram cercados por familiares em busca de parentes e amigos desaparecidos.
De acordo com o último balanço preliminar do governo fluminense, ao menos 64 pessoas morreram e 81 foram presas. Entre os mortos, há quatro policiais, dois civis e dois militares.
A megaoperação, que mobilizou 2,5 mil policiais civis e militares, escancarou a intensificação do confronto entre o Estado e o Comando Vermelho (CV). Investigadores afirmam que a facção opera com poder de fogo capaz de enfrentar tropas de elite de forma prolongada e coordenada.
Pela primeira vez em uma ação dessa dimensão no Rio, criminosos utilizaram drones adaptados para lançar explosivos contra equipes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). A tática, segundo policiais, permitiu monitorar o deslocamento das equipes em tempo real e atingir pontos estratégicos do cerco montado pelo Estado.
No total, mais de 90 armas foram apreendidas, incluindo fuzis de guerra, grande quantidade de munição e explosivos. Também foram recolhidos rádios comunicadores e 200 kg de drogas.
Fonte: Marielle Pinheiro/Metrópoles
ASSALTO NO SERTÃO Criminosos fingem pedir água para invadir casa de agricultor e roubam cerca de R$ 30 mil no Sertão
TRÁFICO DE DROGAS Homem é preso suspeito de tráfico de drogas na Vila Teimosa, em Patos
AÇÃO RÁPIDA Polícia Militar prende seis criminosos após de tentativa de roubo à residência no Sertão
PRISÃO Homem é preso com revólver e drogas após invadir residência em conjunto habitacional em construção, em Areia de Baraúnas
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Polícia Militar prende suspeito após agressões e ameaças de morte contra familiares em Patos
PRISÃO EM SOLÂNEA Condenado a 20 anos de prisão por estupro de vulnerável é capturado pela Polícia Civil em Solânea
AÇÃO RÁPIDA Polícia Militar evita tragédia e prende homem após denúncia de ameaça à filha no bairro São Sebastião, em Patos
FRAUDE Polícia Civil prende suspeito de tentar transferir ilegalmente terreno avaliado em R$ 200 mil, na Paraíba
ELEIÇÕES 2026 3º BPM recebe reforço policial da capital e intensifica ações de segurança com duas operações simultâneas: Paraíba Mais Segura e Voto Seguro Mín. 23° Máx. 38°