Quinta, 30 de Outubro de 2025
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
Policial Deusimar Guedes

Especialista alerta para infiltração do crime organizado nos três poderes: “O crime só se organiza se ele tiver infiltrado”

Deusimar Guedes defendeu a necessidade de corregedorias fortes e independentes para punir severamente agentes públicos corruptos, sugerindo até dobro da pena para aqueles que colaboram com o crime.

29/10/2025 às 22h55 Atualizada em 30/10/2025 às 01h23
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Deusimar Guedes, ex-agente federal (Foto: Reprodução)
Deusimar Guedes, ex-agente federal (Foto: Reprodução)

Em meio à megaoperação realizada no Rio de Janeiro, que resultou em mais de 120 mortes até esta quarta-feira (29), o educador físico, psicólogo e advogado Deusimar Guedes, especialista em Criminologia e Psicologia Criminal Investigativa e ex-agente especial da Polícia Federal, fez uma análise da atuação do crime organizado no Brasil.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Em participação no Jornal Espinharas Notícias, Guedes destacou que a presença do crime organizado não se limita às ruas, mas se estende aos três poderes do Estado: Executivo, Legislativo e Judiciário. “O crime só se organiza se ele tiver infiltrado nos três poderes do Estado. Isso não é novidade para ninguém”, afirmou, lembrando casos de corrupção envolvendo juízes, desembargadores, ministros e policiais, e ressaltando que, mesmo sendo uma minoria, esses agentes causam um impacto significativo.

O especialista comentou ainda sobre a megaoperação no Rio, que mobilizou forças para enfrentar o Comando Vermelho nos complexos da Penha e do Alemão. Segundo ele, houve vazamento de informações que dificultou a ação policial: “Na entrada dos policiais, ainda na madrugada, eles já receberam uma saravada de tiros, porque estavam de prontidão. Alguém vazou essa informação, infelizmente.”

Deusimar Guedes defendeu a necessidade de corregedorias fortes e independentes para punir severamente agentes públicos corruptos, sugerindo até dobro da pena para aqueles que colaboram com o crime. “Esses bandidos são muito mais perigosos do que aqueles que estão nas ruas na sociedade em geral”, destacou.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

Sobre o papel do cidadão, Guedes reforçou a importância da participação ativa: “O que o cidadão pode fazer é denunciar sempre. Existem números de denúncia anônima; não podemos desistir. A sociedade só terá chances se tiver a mesma ousadia que os homens maus. Enquanto os homens de bem ficarem acomodados, o mal continuará a crescer.”

Ouça abaixo o trecho da fala de Deusimar:


Deusimar Guedes - Crédito: Rádio Espinharas FM

A análise do especialista chama atenção para a complexidade do combate ao crime organizado e para a necessidade de ações estruturadas, integridade das instituições e participação da população para reduzir os efeitos da violência e da corrupção no país.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

Por Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 02h01 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 36°

Sex 37°C 22°C
Sáb 37°C 22°C
Dom 36°C 22°C
Seg 37°C 22°C
Ter 38°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras