
Em meio à megaoperação realizada no Rio de Janeiro, que resultou em mais de 120 mortes até esta quarta-feira (29), o educador físico, psicólogo e advogado Deusimar Guedes, especialista em Criminologia e Psicologia Criminal Investigativa e ex-agente especial da Polícia Federal, fez uma análise da atuação do crime organizado no Brasil.
Em participação no Jornal Espinharas Notícias, Guedes destacou que a presença do crime organizado não se limita às ruas, mas se estende aos três poderes do Estado: Executivo, Legislativo e Judiciário. “O crime só se organiza se ele tiver infiltrado nos três poderes do Estado. Isso não é novidade para ninguém”, afirmou, lembrando casos de corrupção envolvendo juízes, desembargadores, ministros e policiais, e ressaltando que, mesmo sendo uma minoria, esses agentes causam um impacto significativo.
O especialista comentou ainda sobre a megaoperação no Rio, que mobilizou forças para enfrentar o Comando Vermelho nos complexos da Penha e do Alemão. Segundo ele, houve vazamento de informações que dificultou a ação policial: “Na entrada dos policiais, ainda na madrugada, eles já receberam uma saravada de tiros, porque estavam de prontidão. Alguém vazou essa informação, infelizmente.”
Deusimar Guedes defendeu a necessidade de corregedorias fortes e independentes para punir severamente agentes públicos corruptos, sugerindo até dobro da pena para aqueles que colaboram com o crime. “Esses bandidos são muito mais perigosos do que aqueles que estão nas ruas na sociedade em geral”, destacou.
Sobre o papel do cidadão, Guedes reforçou a importância da participação ativa: “O que o cidadão pode fazer é denunciar sempre. Existem números de denúncia anônima; não podemos desistir. A sociedade só terá chances se tiver a mesma ousadia que os homens maus. Enquanto os homens de bem ficarem acomodados, o mal continuará a crescer.”
Ouça abaixo o trecho da fala de Deusimar:
A análise do especialista chama atenção para a complexidade do combate ao crime organizado e para a necessidade de ações estruturadas, integridade das instituições e participação da população para reduzir os efeitos da violência e da corrupção no país.
Por Patos Online
Violência doméstica Homem é preso após agredir companheira em restaurante no Centro de Princesa Isabel
Acidente fatal Idoso morre após colisão entre carro e bicicleta na PB-359, em Aparecida
Apreensão PM apreende crack e maconha no bairro São Paulo, em Catolé do Rocha; mulher é levada à delegacia
Maus-tratos Cavalo cai e é arrastado por carroça em ladeira de Campina Grande; Polícia Civil investiga maus-tratos
Feminicídio PM natural de Itaporanga, investigado por matar a esposa no Ceará, é afastado por 120 dias e segue preso
Confusão e prisão Briga generalizada durante festa de emancipação em Manaíra termina com prisões
Prisão FICCO prende na Paraíba suspeito de liderar facção criminosa com atuação no sul da Bahia
Ato de bravura Guarnição do 13º BPM age com rapidez e salva mulher em situação de risco, em Coremas
ACIDENTE Animal solto provoca grave acidente com feridos na BR-361, em Patos, na noite desta sexta-feira (19) Mín. 23° Máx. 37°