
O especialista em Criminologia e Psicologia Criminal Investigativa e ex-agente Especial da PF, Deusimar Guedes, fez um alerta sobre a expansão das organizações criminosas e seus efeitos sobre a sociedade brasileira.
Em participação no Jornal Espinharas Notícias, da Rádio Espinharas, Guedes afirmou que atualmente 25% da população brasileira vive sob influência de organizações criminosas, sem liberdade plena para ir e vir ou mesmo para proteger suas próprias residências. “A população não tem a liberdade de colocar uma câmera na frente da casa dela ou trancar a porta, porque precisa estar à disposição desses criminosos, principalmente quando estão em fuga ou precisam de esconderijo para drogas e outros ilícitos”, explicou.
O especialista destacou que, apesar do investimento das forças de segurança, o crime organizado tem se expandido de forma geometricamente crescente, com ramificações internacionais e presença consolidada em todos os estados do país, incluindo o Nordeste. Guedes alertou ainda para a influência sobre a juventude, que, muitas vezes impulsiva e agressiva, é atraída pelo poder proporcionado pelo armamento, cometendo crimes e, ao mesmo tempo, se autodestruindo.
Segundo ele, é urgente que os poderes públicos atuem de forma integrada e sem interesses pessoais ou políticos. “Se o Estado não tomar as rédeas de forma determinada, podemos chegar ao que especialistas chamam de um ‘narco-Estado’, um país dominado pelo tráfico, como já ocorreu em outros lugares”, afirmou.
Deusimar Guedes reforçou a necessidade de uma ação conjunta de todos os órgãos e autoridades para conter o avanço das facções: “Enquanto cada um cuidar apenas do seu interesse individual, o país inteiro vai afundar numa calamidade que talvez seja difícil reverter.”
Ouça mais detalhes abaixo:
O alerta do especialista reforça a gravidade da expansão do crime organizado no Brasil e a urgência de políticas públicas efetivas e coordenadas para proteger a população e recuperar o controle do Estado sobre territórios estratégicos.
Por Patos Online
Estupro Homem é preso acusado de estuprar a própria sobrinha de 14 anos na zona rural de Coremas
Investigação Cinco pessoas, incluindo dois secretários, são presas suspeitas de envolvimento na morte do vereador Peron Filho, em Jacaraú
Tragédia Homem morre após desentendimento familiar, na noite desta quarta-feira (29), no bairro Belo Horizonte, em Patos
Moto apreendida Polícia Militar recupera moto roubada em São Bento-PB
ESCADA DE PENROSE Polícia Civil apura fraude em licitação em Alhandra e prende ex-secretário investigado
Ameaças Patoense denuncia ameaças do ex-marido e pede justiça após carro da família ser incendiado em Patos
CICLO FECHADO Polícia Civil prende acusado de homicídio ocorrido há quase 20 anos em Salgadinho
Deusimar Guedes Especialista alerta para infiltração do crime organizado nos três poderes: “O crime só se organiza se ele tiver infiltrado”
PROCURADO “Altíssima periculosidade”: Disque Denúncia oferece R$ 100 mil por informações que levem à prisão de paraibano apontado como chefe do CV no Rio de Janeiro Mín. 21° Máx. 36°