
O especialista em Criminologia e Psicologia Criminal Investigativa e ex-agente Especial da PF, Deusimar Guedes, fez um alerta sobre a expansão das organizações criminosas e seus efeitos sobre a sociedade brasileira.
Em participação no Jornal Espinharas Notícias, da Rádio Espinharas, Guedes afirmou que atualmente 25% da população brasileira vive sob influência de organizações criminosas, sem liberdade plena para ir e vir ou mesmo para proteger suas próprias residências. “A população não tem a liberdade de colocar uma câmera na frente da casa dela ou trancar a porta, porque precisa estar à disposição desses criminosos, principalmente quando estão em fuga ou precisam de esconderijo para drogas e outros ilícitos”, explicou.
O especialista destacou que, apesar do investimento das forças de segurança, o crime organizado tem se expandido de forma geometricamente crescente, com ramificações internacionais e presença consolidada em todos os estados do país, incluindo o Nordeste. Guedes alertou ainda para a influência sobre a juventude, que, muitas vezes impulsiva e agressiva, é atraída pelo poder proporcionado pelo armamento, cometendo crimes e, ao mesmo tempo, se autodestruindo.
Segundo ele, é urgente que os poderes públicos atuem de forma integrada e sem interesses pessoais ou políticos. “Se o Estado não tomar as rédeas de forma determinada, podemos chegar ao que especialistas chamam de um ‘narco-Estado’, um país dominado pelo tráfico, como já ocorreu em outros lugares”, afirmou.
Deusimar Guedes reforçou a necessidade de uma ação conjunta de todos os órgãos e autoridades para conter o avanço das facções: “Enquanto cada um cuidar apenas do seu interesse individual, o país inteiro vai afundar numa calamidade que talvez seja difícil reverter.”
Ouça mais detalhes abaixo:
O alerta do especialista reforça a gravidade da expansão do crime organizado no Brasil e a urgência de políticas públicas efetivas e coordenadas para proteger a população e recuperar o controle do Estado sobre territórios estratégicos.
Por Patos Online
Violência doméstica Homem é preso após agredir companheira em restaurante no Centro de Princesa Isabel
Acidente fatal Idoso morre após colisão entre carro e bicicleta na PB-359, em Aparecida
Apreensão PM apreende crack e maconha no bairro São Paulo, em Catolé do Rocha; mulher é levada à delegacia
Maus-tratos Cavalo cai e é arrastado por carroça em ladeira de Campina Grande; Polícia Civil investiga maus-tratos
Feminicídio PM natural de Itaporanga, investigado por matar a esposa no Ceará, é afastado por 120 dias e segue preso
Confusão e prisão Briga generalizada durante festa de emancipação em Manaíra termina com prisões
Prisão FICCO prende na Paraíba suspeito de liderar facção criminosa com atuação no sul da Bahia
Ato de bravura Guarnição do 13º BPM age com rapidez e salva mulher em situação de risco, em Coremas
ACIDENTE Animal solto provoca grave acidente com feridos na BR-361, em Patos, na noite desta sexta-feira (19) Mín. 23° Máx. 37°