Domingo, 21 de Dezembro de 2025
Banner Dra Priscylla
Banner Vera Cruz Topo
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Banner Hmais Onco
Policial ESCADA DE PENROSE

Polícia Civil apura fraude em licitação em Alhandra e prende ex-secretário investigado

Segundo a apuração, o esquema teria sido liderado pelo então secretário de Infraestrutura de Alhandra, que também era proprietário da empresa vencedora do certame, conduta expressamente proibida pela legislação.

30/10/2025 às 08h55 Atualizada em 30/10/2025 às 16h00
Por: Felipe Vilar Fonte: Assessoria/PCPB
Compartilhe:
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (DECCOR), deflagrou, nas primeiras horas desta quinta-feira (30), a Operação Escada de Penrose, com ações nas cidades de Alhandra, João Pessoa e Cabedelo. A iniciativa contou com o apoio do Ministério Público de Alhandra, da Prefeitura Municipal e do Instituto de Polícia Científica (IPC) e tem por objetivo apurar fraude em licitação para construção de ginásio no município de Alhandra. Durante a operação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão, cumprido em Alhandra. O prejuízo ao erário público ultrapassa R$ 200 mil.

Continua após a publicidade
Banner Energisa Topo

A operação visa apurar denúncias sobre possíveis irregularidades na reforma do Ginásio Rinaldão, localizado no Distrito de Mata Redonda, em Alhandra. Durante as investigações, a DECCOR instaurou Inquérito Policial e identificou indícios da prática de Fraude à Licitação, Peculato, Lavagem de Dinheiro e associação criminosa voltada ao desvio de recursos públicos municipais. Segundo a apuração, o esquema teria sido liderado pelo então secretário de Infraestrutura de Alhandra, que também era proprietário da empresa vencedora do certame, conduta expressamente proibida pela legislação.

Ainda conforme o inquérito, o ex-secretário, em conjunto com o ex-diretor de planejamento da pasta, teria atestado medições de serviços não executados, conferindo aparência de regularidade aos pagamentos e permitindo a liberação indevida de verbas públicas. O dano ao erário foi estimado em R$ 204.205,34.

A Prefeitura de Alhandra instaurou sindicância administrativa e apresentou laudo técnico apontando o desvio de recursos. Uma perícia do IPC confirmou que itens previstos, como a construção de uma escada de concreto e de um ambiente multifuncional, não foram executados.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Os mandados foram cumpridos com objetivo de evitar destruição de provas e reunir novos elementos que comprovem o esquema de fraude ocorrido entre os anos de 2021 e 2024 no âmbito da administração municipal de Alhandra. A operação contou com a participação de 40 policiais civis, entre delegados, investigadores, escrivães e peritos criminais.

Por Assessoria/PCPB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 17h01 - Fonte: ClimaTempo
35°
Tempo limpo

Mín. 23° Máx. 37°

Seg 33°C 23°C
Ter 36°C 23°C
Qua 37°C 23°C
Qui 36°C 23°C
Sex 36°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras