
A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (DECCOR), deflagrou, nas primeiras horas desta quinta-feira (30), a Operação Escada de Penrose, com ações nas cidades de Alhandra, João Pessoa e Cabedelo. A iniciativa contou com o apoio do Ministério Público de Alhandra, da Prefeitura Municipal e do Instituto de Polícia Científica (IPC) e tem por objetivo apurar fraude em licitação para construção de ginásio no município de Alhandra. Durante a operação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão, cumprido em Alhandra. O prejuízo ao erário público ultrapassa R$ 200 mil.
A operação visa apurar denúncias sobre possíveis irregularidades na reforma do Ginásio Rinaldão, localizado no Distrito de Mata Redonda, em Alhandra. Durante as investigações, a DECCOR instaurou Inquérito Policial e identificou indícios da prática de Fraude à Licitação, Peculato, Lavagem de Dinheiro e associação criminosa voltada ao desvio de recursos públicos municipais. Segundo a apuração, o esquema teria sido liderado pelo então secretário de Infraestrutura de Alhandra, que também era proprietário da empresa vencedora do certame, conduta expressamente proibida pela legislação.
Ainda conforme o inquérito, o ex-secretário, em conjunto com o ex-diretor de planejamento da pasta, teria atestado medições de serviços não executados, conferindo aparência de regularidade aos pagamentos e permitindo a liberação indevida de verbas públicas. O dano ao erário foi estimado em R$ 204.205,34.
A Prefeitura de Alhandra instaurou sindicância administrativa e apresentou laudo técnico apontando o desvio de recursos. Uma perícia do IPC confirmou que itens previstos, como a construção de uma escada de concreto e de um ambiente multifuncional, não foram executados.
Os mandados foram cumpridos com objetivo de evitar destruição de provas e reunir novos elementos que comprovem o esquema de fraude ocorrido entre os anos de 2021 e 2024 no âmbito da administração municipal de Alhandra. A operação contou com a participação de 40 policiais civis, entre delegados, investigadores, escrivães e peritos criminais.
Por Assessoria/PCPB












Violência doméstica Homem é preso após agredir companheira em restaurante no Centro de Princesa Isabel
Acidente fatal Idoso morre após colisão entre carro e bicicleta na PB-359, em Aparecida
Apreensão PM apreende crack e maconha no bairro São Paulo, em Catolé do Rocha; mulher é levada à delegacia
Maus-tratos Cavalo cai e é arrastado por carroça em ladeira de Campina Grande; Polícia Civil investiga maus-tratos
Feminicídio PM natural de Itaporanga, investigado por matar a esposa no Ceará, é afastado por 120 dias e segue preso
Confusão e prisão Briga generalizada durante festa de emancipação em Manaíra termina com prisões
Prisão FICCO prende na Paraíba suspeito de liderar facção criminosa com atuação no sul da Bahia
Ato de bravura Guarnição do 13º BPM age com rapidez e salva mulher em situação de risco, em Coremas
ACIDENTE Animal solto provoca grave acidente com feridos na BR-361, em Patos, na noite desta sexta-feira (19) Mín. 23° Máx. 37°