
O policial federal aposentado Deusimar Guedes afirmou ao jornalista Higo de Figueirêdo, da Rádio Espinharas FM de Patos, que o crime organizado no Brasil já pode ser classificado como grupo terrorista, considerando o modus operandi com que vem atuando.
Segundo Deusimar, que também é especialista em Criminologia e Psicologia Criminal Investigativa da Polícia Federal, embora ainda não haja reconhecimento oficial por parte das autoridades brasileiras, a forma de atuação dos criminosos contra as forças de segurança pública e a sociedade representa métodos típicos de terrorismo, cabendo ao Estado brasileiro mudar suas estratégias de combate às práticas criminosas.
“A forma como os criminosos agem — sitiando cidades, atacando postos policiais e utilizando drones, bombas, granadas e bloqueios — são atos terroristas. Espero que o Congresso Nacional aproveite este momento de comoção e preocupação da sociedade para enquadrar essas pessoas como terroristas”, disse Deusimar.
Ele acrescentou que o que mais assusta o criminoso é a certeza de uma legislação mais rigorosa e de punição efetiva por parte do Estado, associada ao combate ao poder financeiro das organizações criminosas, medidas que, segundo ele, precisam começar a ser aplicadas nos próximos anos.
INVESTIGAÇÃO Delegado fala sobre indiciamento de três servidoras por furto de tablets em escola de Patos
COMÉRCIO ILEGAL Operação da PF mira esquema de medicamentos proibidos e com distribuição na Paraíba e outros estados
CRIME PF cumpre mandado no Sertão por suspeita de armazenamento de imagens de abuso infantojuvenil
CRIMINALIDADE Criminosos usam carro para arrombar loja e furtar mercadorias em Campina Grande
INVESTIGAÇÃO Polícia Civil conclui investigação sobre rompimento de reservatório da Cagepa que matou idosa em Campina Grande e aponta falha em projeto
ASSASSINATO Filho é preso suspeito de matar o próprio pai a facadas no Sertão da Paraíba
PRISÕES Homem condenado por estupro é preso em Princesa Isabel; mulher é detida por descumprir medida protetiva em Imaculada
INDICIAMENTO DRF recupera tablets furtados de escola em Patos e indicia três funcionárias pelo crime
FURTO DE ENERGIA Operação contra o furto de energia prende empresários em São Bento Mín. 19° Máx. 35°