
O policial federal aposentado Deusimar Guedes afirmou ao jornalista Higo de Figueirêdo, da Rádio Espinharas FM de Patos, que o crime organizado no Brasil já pode ser classificado como grupo terrorista, considerando o modus operandi com que vem atuando.
Segundo Deusimar, que também é especialista em Criminologia e Psicologia Criminal Investigativa da Polícia Federal, embora ainda não haja reconhecimento oficial por parte das autoridades brasileiras, a forma de atuação dos criminosos contra as forças de segurança pública e a sociedade representa métodos típicos de terrorismo, cabendo ao Estado brasileiro mudar suas estratégias de combate às práticas criminosas.
“A forma como os criminosos agem — sitiando cidades, atacando postos policiais e utilizando drones, bombas, granadas e bloqueios — são atos terroristas. Espero que o Congresso Nacional aproveite este momento de comoção e preocupação da sociedade para enquadrar essas pessoas como terroristas”, disse Deusimar.
Ele acrescentou que o que mais assusta o criminoso é a certeza de uma legislação mais rigorosa e de punição efetiva por parte do Estado, associada ao combate ao poder financeiro das organizações criminosas, medidas que, segundo ele, precisam começar a ser aplicadas nos próximos anos.
Violência doméstica Homem é preso após agredir companheira em restaurante no Centro de Princesa Isabel
Acidente fatal Idoso morre após colisão entre carro e bicicleta na PB-359, em Aparecida
Apreensão PM apreende crack e maconha no bairro São Paulo, em Catolé do Rocha; mulher é levada à delegacia
Maus-tratos Cavalo cai e é arrastado por carroça em ladeira de Campina Grande; Polícia Civil investiga maus-tratos
Feminicídio PM natural de Itaporanga, investigado por matar a esposa no Ceará, é afastado por 120 dias e segue preso
Confusão e prisão Briga generalizada durante festa de emancipação em Manaíra termina com prisões
Prisão FICCO prende na Paraíba suspeito de liderar facção criminosa com atuação no sul da Bahia
Ato de bravura Guarnição do 13º BPM age com rapidez e salva mulher em situação de risco, em Coremas
ACIDENTE Animal solto provoca grave acidente com feridos na BR-361, em Patos, na noite desta sexta-feira (19) Mín. 23° Máx. 37°