Domingo, 02 de Novembro de 2025
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Policial Crime organizado

Comando Vermelho negocia drones com visão térmica para caçar policiais no Rio

O material integra o conjunto de provas que levou à megaoperação deflagrada na terça-feira (28/10) contra o CV

02/11/2025 às 10h00
Por: Matheus Oliveira Fonte: Mirelle Pinheiro/Metrópoles
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Uma investigação sigilosa conduzida pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) aponta que o Comando Vermelho (CV) buscava adquirir drones com câmeras térmicas, tecnologia capaz de identificar a presença de policiais mesmo em áreas de mata e durante a madrugada.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

As conversas, apreendidas com autorização judicial, mostram que criminosos instalados no Complexo da Penha se preparavam para um novo patamar de guerra urbana.

O material integra o conjunto de provas que levou à megaoperação deflagrada na terça-feira (28/10), considerada a mais letal da história do Rio e que resultou em 121 mortos e 113 presos.

Tecnologia para mapear a polícia

Nas mensagens monitoradas, um integrante da facção reclama que seu equipamento não possui visão noturna. Em resposta, outro criminoso indica a necessidade de modernização: “A gente tem que se adequar à tecnologia”.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

De acordo com fontes da investigação, o objetivo era ampliar o sistema de vigilância já existente nas favelas, que conta com dezenas de câmeras controladas pelos traficantes e monitoradores armados espalhados pela região.

A visão térmica permitiria localizar alvos em pontos fechados de mata, justamente o terreno em que a operação desta semana concentrou o confronto.

Treinamento militar e ex-marinheiro na cadeia de comando

A sofisticação do CV não se limita à aquisição de equipamentos. O ex-cabo da Marinha Rian Maurício Tavares Mota, preso desde 2024, é apontado como responsável por ensinar o grupo a adaptar drones para lançar granadas.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora
Em diálogos interceptados pela PF, ele detalha o funcionamento de dispositivos usados em guerras reais: “Precisamos comprar o dispensador. O drone libera a granada com o cabo segurando o pino”.

O governador Cláudio Castro (PL) confirmou que explosivos lançados por drones foram usados pelos criminosos para tentar impedir o avanço policial durante a operação.

“Narcoterrorismo”, diz polícia

Na coletiva de quarta-feira (29/10), o secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, afirmou que o crime organizado já opera com poder bélico e inteligência comparáveis a zonas de conflito: “Não é mais segurança pública. É guerra.”

Curi também reiterou que os mortos, à exceção de quatro policiais, eram integrantes do crime organizado e anunciou investigação por fraude processual contra moradores que retiraram roupas camufladas de corpos levados à Praça São Lucas.

Doca e BMW: comando e brutalidade

O chefe da facção na Penha, Edgar Alves de Andrade, o “Doca”, segue foragido. Ele é apontado como o líder que autorizou execuções e guerras territoriais para expandir o CV.

Já Juan Breno Malta “BMW”, preso em operações anteriores, é tido como o responsável por torturas e pelo treinamento de matadores do grupo.

A denúncia do MPRJ inclui vídeos de moradores: arrastados por veículos, amarrados e espancados e submetidos a banhos de gelo como punição.

A Justiça descreve os métodos como domínio armado com terror psicológico contra a população.

Expansão e logística nacional

Segundo levantamento da PM, o CV já controla 1.028 comunidades no Rio e mantém uma rede interestadual que abastece o tráfico com armamento pesado vindo das fronteiras do Norte do país.

A facção também oferece refúgio e status a criminosos de outros estados que chegam ao Rio após matar policiais, movimento já confirmado em relação ao Pará.

Fonte: Mirelle Pinheiro/Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 20h01 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo limpo

Mín. 22° Máx. 35°

Seg 36°C 22°C
Ter 37°C 22°C
Qua 37°C 22°C
Qui 38°C 22°C
Sex 38°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras