
Aproveitando pênalti infantil cometido por Enzo Díaz, o Red Bull Bragantino venceu o São Paulo por 1 a 0 na Vila Belmiro neste sábado (8), pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, e praticamente se garantiu na Série A em 2026.
Jhon Jhon converteu o pênalti, deslocando Rafael, e garantiu a vitória da equipe do interior paulista.
Oitavo colocado, com 45 pontos, o time comandado por Hernán Crespo perdeu oportunidade de se aproximar do Fluminense, 7º colocado e último do 'G-7', que garante vaga na CONMEBOL Libertadores do ano que vem.
Pouco inspirado, o Tricolor decepcionou a torcida na baixada santista, caminhava para um já frustrante 0 a 0 e piorou ainda mais a situação ao cometer pênalti e sofrer a derrota no segundo tempo, saindo de campo sob protestos e gritos com ofensas ao presidente Julio Casares.
O Bragantino engatou a segunda vitória seguida, batendo Corinthians e São Paulo, e atingiu 43 pontos, dando importante passo permanência na elite do futebol brasileiro e subindo ao 11º lugar. Com cinco jogos pela frente, o time de Vagner Mancini praticamente se assegurou na primeira divisão.
No quarto jogo deste sábado no Brasileirão, o São Paulo foi o quarto mandante a não conseguir a vitória. Antes do Tricolor, Sport, Vasco e Inter já haviam decepcionado em suas casas na 'rodada dos visitantes' até aqui.
Em confronto sem grandes emoções, São Paulo e Bragantino caminhavam para um justo empate sem gols, mas a eficácia esteve do lado de Bragança.
Sem Marcos Antônio e Pablo Maia, que se uniram a já extensa lista de desfalques do São Paulo, Crespo abriu mão de um jogador de meio e usou time mais ofensivo, com Ferreira pela esquerda e Luciano e Lucas mais à frente. Em campo, porém, o jogo não funcionou.
Na primeira etapa, uma das principais chances saiu dos pés de Bobadilla, que recebeu de Luciano pelo meio e bateu bem da entrada da área, obrigando Cleiton a fazer defesa difícil.
Para o segundo tempo, o Tricolor voltou com Gonzalo Tapia na vaga de Lucas, e pouca coisa mudou.
A primeira chance real da etapa final veio aos 26 minutos, quando Jhon Jhon cruzou para a área e Enzo Díaz derrubou Lucas Barbosa na área, cometendo pênalti em lance que parecia perdido, já que a bola parecia subir mais do que o jogador do Bragantino poderia alcançar.
Na bola, Jhon Jhon demonstrou calma e categoria, deslocou Rafael e marcou o gol solitário do encontro pelo Brasileirão. 1 a 0 para os visitantes!
A cartada final de Crespo para buscar a igualdade foi colocar Rigoni na vaga de Alan Franco, o São Paulo foi para o 'abafa', mas quase não levou perigo ao Bragantino, que se segurou bem.
Antes mesmo do apito final, já se ouviam vaias e xingamentos na Vila Belmiro, com os ataques sendo direcionados especialmente ao presidente tricolor, citado nominalmente nos gritos com ofensas e palavrões.
Longe de reagir, a equipe não mostrou o mesmo ímpeto que se viu quando reagiu contra o Flamengo, na última quarta-feira, também em Santos, quando buscou empate por 2 a 2 após levar a virada no jogo.
Com a sequência positiva com Mancini, o Bragantino afastou-se do perigo e pode até pensar em almejar coisas maiores no campeonato, como ressaltou o herói da noite, Jhon Jhon, em entrevista pós-jogo.
Corinthians (F) - 20/11, 19h30 (de Brasília) - Brasileirão
Juventude (C) - 23/11, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Fluminense (F) - 27/11, 20h30 (de Brasília) - Brasileirão
Atlético-MG (C) - 16/11, às 19h (de Brasília) – Brasileirão
Flamengo (F) - 22/11, 21h30 (de Brasília) - Brasileirão
Fortaleza (C) - a definir - Brasileirão
Fonte: ESPN
Reforço Prata da casa: Esporte de Patos anuncia contratação do goleiro Yuri Pontes para o Campeonato Paraibano 2026
Brasileirão Bahia reage, busca empate nos acréscimos no Beira-Rio e Inter chega a cinco jogos sem vencer no Brasileirão
Brasileirão Com 'lei do ex' de Nenê, Vasco sofre virada do Juventude e se complica na busca por vaga na Libertadores
Brasileirão Sport abre dois na Ilha do Retiro, mas Atlético-MG busca virada em 15 minutos com show de Hulk, Dudu e Rony
Reforço Esporte de Patos anuncia o atacante Dagson como novo reforço para o Campeonato Paraibano 2026
Negociação Lembra dele? Bernardo, ex-Vasco, negocia com o Atlético de Cajazeiras para a disputa do Paraibano 2026 Mín. 22° Máx. 37°