
Os grupos potiguares Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa iniciam neste sábado (15) e domingo (16), em João Pessoa (PB), uma nova circulação artística que une teatro de rua, cinema e debate. A caravana segue até Patos, no dia 18 de novembro, e depois percorre municípios do Rio Grande do Norte (Baía Formosa, Caicó, Lagoa Nova e Apodi) com apresentações da obra “Ubu: o que é bom tem que continuar!”, exibição do documentário “Um filme sem fim: uma história dos Clowns de Shakespeare”, de Carito Cavalcanti, e a roda de conversa “Como fazer teatro no mei’ do mundo?”.
Em Patos, a programação acontece no dia 18 de novembro, com a exibição do filme “Um Filme Sem Fim” às 10h40 no IFPB Patos, e, às 19h, a apresentação do espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar!” na Praça do CEPA. Esta circulação foi contemplada no BLOCO III - Edital de Fomento ao Teatro 14/2024, nos termos da Lei nº 14.399/2022 (PNAB/RN).
SOBRE UBU: O QUE É BOM TEM QUE CONTINUAR!
Criado coletivamente pelos grupos Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa, o espetáculo é uma obra de teatro de rua inspirada nas personagens Pai e Mãe Ubu, da clássica peça Ubu Rei, de Alfred Jarry. A montagem propõe uma continuação da história original, deslocando as figuras para um território fictício com atmosfera latino-americana, onde seguem em sua jornada absurda e faminta por poder. Misturando humor, crítica política e referências populares, Ubu dialoga diretamente com o público e provoca reflexões sobre injustiças sociais, manipulação da informação e os excessos do poder.
SOBRE UM FILME SEM FIM
Dirigido por Carito Cavalcanti, o documentário acompanha a trajetória dos Clowns de Shakespeare ao longo de quase três décadas. O material começou a ser filmado em 2013, quando o grupo completava 20 anos, e só foi concluído em 2022. A obra traz um olhar íntimo e afetivo sobre o processo artístico e humano de uma das companhias mais reconhecidas do teatro potiguar.
PROGRAMAÇÃO NA PARAÍBA
JOÃO PESSOA
Local: Coletivo Alfenim – Rua José Gonçalves Júnior, 182, Castelo Branco
Data: 15 de novembro de 2025 – 19h | Exibição do filme Um Filme Sem Fim
Local: Praça do Coqueiral, Mangabeira
Data: 16 de novembro de 2025 – 19h | Espetáculo Ubu: o que é bom tem que continuar!
PATOS
Local: IFPB Patos
Data: 18 de novembro de 2025 – 10h40 | Exibição do filme Um Filme Sem Fim
Local: Praça do CEPA
Data: 18 de novembro de 2025 – 19h | Espetáculo Ubu: o que é bom tem que continuar!
Desperdício de água Mesmo após notificação ambiental, despejo irregular de água suja continua no Luar de Angelita
VAGAS DE EMPREGO Patos lidera oferta de vagas do Sine-PB em fevereiro com 172 oportunidades de emprego
MAIS CARO Em Patos: Pesquisa aponta aumento de 4,50%, à vista, no gás de cozinha
JANEIRO BRANCO Hospital Regional de Patos promove ação do Janeiro Branco com foco na saúde mental
Ação Solidária Hospital Day UNIFIP e Sicredi Patos realizam ação social com sorteio de cadeira de rodas
TeleNordeste Integração multiprofissional fortalece atendimentos do TeleNordeste em São José de Espinharas
Maternidade Maternidade de Patos-PB participa de encontro estadual de UTIs e fortalece qualificação na assistência intensiva
SINE PB Sine-PB oferta 392 vagas de emprego em oito municípios da Paraíba; Patos concentra mais de 100 oportunidades
Solidariedade Campanha solidária mobiliza ajuda para idosa de 87 anos em situação de risco no bairro Jatobá, em Patos, após desabamento de teto de residência em chuva
Mín. 22° Máx. 38°