
O urologista Dr. Eliseu de Melo participou de uma entrevista na Rádio Espinharas FM e fez um importante alerta sobre os cuidados com a saúde masculina durante a campanha Novembro Azul, mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata e outras doenças que afetam os homens.
De acordo com o especialista, o Novembro Azul vai muito além da saúde da próstata. “É um momento importante do homem pensar na sua vida, no cuidado com sua saúde. Não é só cuidar da próstata, é ver o homem de forma holística, refletindo sobre o que está fazendo com esse dom precioso que é a vida”, destacou.
Dr. Eliseu ressaltou que os homens ainda vivem, em média, 7,1 anos a menos que as mulheres, e enfrentam índices elevados de morbidade. Para ele, essa realidade exige atenção:
“Nós temos que fazer algo para reduzir essa mortalidade precoce dos homens”.
Durante a entrevista, o médico também chamou a atenção para as doenças da próstata, como hiperplasia, prostatite e, principalmente, o câncer de próstata, o segundo tipo de câncer mais frequente entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
Segundo o urologista, o tumor de próstata costuma crescer lentamente e, muitas vezes, não apresenta sintomas na fase inicial. Os sinais só aparecem quando a doença já está mais avançada, com manifestações como jato urinário fraco, necessidade de acordar várias vezes à noite para urinar, ardência e dificuldade para esvaziar a bexiga. “Quando esses sintomas começam a aparecer, 90% dos casos já estão em fase adiantada”, alertou.
Os números apresentados por Dr. Eliseu são preocupantes:
Para o especialista, esse índice de mortalidade poderia ser muito menor. Ele reforçou que 20% dos diagnósticos já ocorrem com doença avançada e metástase, quando as possibilidades de intervenção médica são muito limitadas.
Ao final, Dr. Eliseu reforçou o objetivo central da campanha:
“O Novembro Azul existe para fazer com que cheguemos precocemente a esse tumor, antes que ele avance para outros órgãos. É um câncer facilmente curável quando diagnosticado cedo.
POLICIAMENTO Ciclopatrulhamento reforça policiamento em áreas de difícil acesso em Patos
VIOLÊNCIA DEAM de Patos prende homem no bairro Santo Antônio por descumprir medidas protetivas
MANIFESTAÇÃO Direita Patos convoca para Carreata da Família pela Liberdade“ neste sábado (12)
INFRAESTRUTURA Prefeitura de Patos retoma obras de pavimentação da Avenida Paraíba, no Bairro dos Estados
RECLAMAÇÃO Morador cobra conserto de buraco em rua no Noé Trajano, em Patos
Hospital do Bem Com fé e gratidão, patoense celebra conclusão do tratamento contra o câncer de mama
ELEIÇÕES 2026 Forças de segurança e TRE-PB alinham plano de ações para as eleições de 2026
SEGURANÇA 3º BPM recebe visita de crianças e adolescentes do CAPS em momento de integração e cidadania
ELEIÇÕES 2026 Patos Online entrevista, nesta quinta-feira (10), João Azevêdo na rodada de entrevistas com candidatos ao Senado
Mín. 21° Máx. 36°