
A Polícia Federal desencadeou, nesta segunda-feira (17), a Operação Rescue 17, com o objetivo de investigar um homem suspeito de armazenar e compartilhar imagens e vídeos de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes. A ação ocorreu no município de Sobrado, na Paraíba, onde foi cumprido um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal.
A investigação começou a partir de uma notícia-crime encaminhada pela ONG SaferNet Brasil, no âmbito de um termo de cooperação técnica firmado com a Procuradoria da República em São Paulo. A entidade identificou o possível compartilhamento de arquivos contendo cenas de violência sexual contra crianças em um grupo público no WhatsApp.
Com essas informações, equipes da Polícia Federal aprofundaram as análises e conseguiram identificar dados de administradores e participantes do grupo, o que permitiu avançar nas diligências e individualizar os investigados.
Durante o cumprimento da ordem judicial em Sobrado, foram apreendidos dispositivos eletrônicos, que serão submetidos à perícia criminal federal. O objetivo é confirmar a existência dos arquivos ilícitos e verificar eventuais indícios de compartilhamento.
A PF destacou que, embora o termo "pornografia infantil" ainda conste no Estatuto da Criança e do Adolescente, a comunidade internacional tem adotado nomenclaturas mais adequadas, como “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual de crianças e adolescentes”, para reforçar a gravidade e a natureza violenta desses crimes.
A corporação também reforçou a importância da prevenção e do monitoramento das atividades virtuais de crianças e adolescentes. A orientação é que pais e responsáveis mantenham diálogo aberto sobre os riscos do ambiente digital, acompanhem o uso de redes sociais e fiquem atentos a sinais como isolamento repentino, mudança brusca de comportamento ou segredo excessivo em relação ao uso de celulares e computadores.
A PF ressalta que a informação e a vigilância são ferramentas fundamentais para proteger crianças e adolescentes de abusos.
Por Patos Online
Com informações da PF
Feminicídio Mulher de 21 anos é morta por asfixia pelo companheiro em condomínio de João Pessoa; autor ligou para a PM e confessou o crime
Operação Discovery Polícia Federal deflagra 34ª fase da Operação Discovery em Santa Rita contra armazenamento de material de abuso sexual infantil
Acidente Pedestre é atropelado ao tentar atravessar a BR-361, em Patos; PRF reforça alerta sobre travessias perigosas
Violência Homem é preso em flagrante após tentar matar a esposa a facadas por ciúmes em Aparecida (PB)
Corpo encontrado Corpo em avançado estado de decomposição é encontrado na zona rural de Desterro
Afogamento Adolescente morre afogado em açude no município de Cajazeiras na manhã deste domingo (16)
ACIDENTE Ônibus escolar com estudantes do Enem se envolve em acidente na manhã deste domingo (16), na Paraíba
Acidente Homem de 56 anos morre após grave acidente no bairro Jatobá, em Patos, neste sábado (15)
Combate ao crime Polícia Civil destaca elucidação de homicídios, identificação de autores de pichações e operações contra grupos criminosos em Santa Luzia-PB Mín. 21° Máx. 36°