
O cardiologista intervencionista Dr. Jeann Santiago fez um alerta importante após a morte de um jovem corredor durante uma prova de rua em João Pessoa no último final de semana. O médico destacou a necessidade de acompanhamento cardiológico antes da prática de exercícios intensos, especialmente em competições de alta performance.
Segundo Dr. Jeann, informações divulgadas após o ocorrido indicam que o atleta possuía miocardiopatia hipertrófica, uma doença genética caracterizada pelo aumento da musculatura cardíaca. Ele explicou que, muitas vezes, o paciente convive com a condição sem apresentar sintomas, mas que ela pode se manifestar de forma súbita, causando arritmias, infartos ou outros eventos graves. “É como se fosse um tipo de coração crescido”, resumiu.
O cardiologista reforçou que pacientes com esse ou qualquer outro problema cardíaco precisam ser diagnosticados previamente para evitar situações de risco. Ele destacou que esforços extremos, sem avaliação e preparo adequados, podem desencadear complicações, como ocorreu no caso recente da capital paraibana.
Com uma nova corrida de rua programada para este fim de semana em Patos, da qual o próprio médico participará , Dr. Jeann aproveitou para orientar os atletas da região. Ele recomendou uma semana de preparação progressiva, começando com caminhadas leves e aumentando o ritmo gradualmente, além de reforçar que não é necessário competir além do próprio limite: “Não é obrigado chegar em primeiro lugar. O importante é vencer sua meta e cruzar a linha de chegada”.
O especialista também destacou as condições climáticas de Patos, que enfrenta dias de calor intenso e clima seco, tornando a hidratação adequada ainda mais essencial. Para quem pretende participar de provas de 5 km, 10 km ou distâncias maiores, Dr. Jean lembrou que a avaliação cardiológica deve ser prioridade. Exames como eletrocardiograma, ecocardiograma, teste ergométrico e, em casos específicos, até cateterismo podem ser indicados.
Câmara de Patos Audiência pública na Câmara de Patos debate impactos do autismo nas famílias e propõe avanços em políticas públicas
PRISÃO Polícia Militar cumpre mandado de prisão preventiva em Patos
Edital de Convocação Extinção de empresa de loteamento em Patos é oficializada; compradores devem regularizar escrituras
Cães de rua Professor defende retirada de cães agressivos das ruas durante reunião em Patos sobre ataques a moradores
Hospital Regional Hospital Regional de Patos realiza 26 cirurgias e atende 285 pacientes durante plantão do fim de semana
PODPATOS Urologista Yuri Matheus destaca prevenção ao câncer de próstata em entrevista ao PodPatos
FURTO “Até quando isso vai continuar?”: morador da zona rural de Patos faz apelo urgente por intervenção após onda de furtos de transformadores
SINE PB Patos concentra oportunidades: Sine-PB oferta 29 vagas de emprego a partir desta segunda-feira (27)
LUTO Morre aos 82 anos o ex-vereador de Santa Terezinha-PB, Davi Camboim de Sá
Mín. 22° Máx. 34°